Diario de Pernambuco
Busca

Agenda

Ministro da Educação visita Porto Social. Chuvas causaram prejuízo de 200 mil ao projeto

Mendonça Filho também lança Centro Universitário UniFBV e libera recursos para a UPE e FCAP

Publicado em: 15/02/2018 08:44 | Atualizado em: 15/02/2018 09:01

Ministro da Educação visita Porto Social. Chuvas causaram prejuízo de 200 mil ao projeto. Foto: Divulgação

O ministro da Educação, Mendonça Filho, visita na manhã desta quinta-feira o Porto Social, no bairro da Ilha do Leite, no Recife. As chuvas que atingiram o Recife nos últimos dias destruiram o forro de gesso, fiação elétrica, móveis, eletrodomésticos, computadores, aparelhos de ar condicionado, impressoras e documentos, causando um prejuízo estimado de R$ 200 mil. 
 
O acesso do público ao prédio está suspenso por tempo indeterminado. Por enquanto, as atividades vão acontecer no prédio da Interne Educação, no térreo do endereço do Porto Social. Desde a sexta-feira passada, mesmo durante o carnaval, a equipe do Porto Social trabalha em regime de plantão para recuperar os prejuízos e dar início à campanha de reconstrução. No site www.catarse.me/portosocial, é possível fazer doações de qualquer valor para ajudar na reconstrução e na compra dos equipamentos perdidos. Nas primeiras 24 horas foram arrecadados R$ 15 mil reais. No entanto, a equipe corre contra o tempo para tentar retomar as atividades que beneficiam projetos sociais. 

O Porto Social é a primeira incubadora de projetos sociais do Brasil. Inaugurada em maio de 2016, já capacitou 85 projetos e oferece cursos livres voltados para empreendedorismo social e gestão estratégica de projetos sociais. Mais de cem mil pessoas são beneficiadas indiretamente pela instituição. Considerado referência em todo o Brasil, o Porto Social capacita, ao longo do ano, dezenas de pessoas de vários estados, que participam de cursos em busca de orientação para criar e qualificar projetos sociais. 

A agenda do ministro prossegue nesta quinta-feira no Recife. Às 10h ele estará no auditório do UniFVB , no bairro da Imbiribeira para participar do lançamento oficial do Centro Universitário DeVry|UniFBV. A instituição, fundada em 1999 e que atualmente oferece 47 cursos, passou a ser reconhecida pelo MEC como Centro Universitário em portaria divulgada no final do ano passado.

Com isso, conquista autonomia para criar, ampliar e extinguir, em sua sede, cursos e programas de ensino superior. Para se transformar em Centro Universitário, o MEC leva em consideração os seguintes critérios: ter pelo menos oito cursos reconhecidos; oferecer opções em todas as áreas de ensino (Exatas, Jurídicas, Ciências Saúde e Ciências Sociais); ter avaliações com notas entre 4 e 5; possuir em seu corpo acadêmico mestres e doutores e oferecer aos seus alunos iniciação científica e extensão à comunidade.

Ao meio dia, Mendonça Filho estará no auditório da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco, no bairro da Madalena. Na ocasião, ele vai anunciar a liberação de recursos para a UPE e para a Faculdade de Ciências da Administração (FCAP).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL