Montagem

Chuva e falha atrasam montagem do galo gigante

A estimativa dos organizadores é que a alegoria de 25 metros e 3,5 toneladas só esteja de pé no final da tarde

Publicado em: 09/02/2018 09:09 | Atualizado em: 09/02/2018 10:03

Galo começa a tomar forma na ponte. Foto: Paulo Paiva/ DP

O Galo gigante vai ser visto imperando na Ponte Duarte Coelho a partir de hoje, na véspera do desfile da agremiação pelo Centro do Recife. A estimativa dos organizadores é que a alegoria de 25 metros e 3,5 toneladas só esteja de pé no final da tarde desta sexta-feira. Um erro na fixação da cabeçada estátua e a chuva que atingiu o Recife motivaram o atraso. Neste ano, o Galo se vestirá de folião. Cada pena foi recortada e pintada em laranja e vermelho. Mais de 50 pessoas participam da montagem. 

Ontem, a Secretaria de Defesa Social divulgou um esquema especial para garantir a segurança dos foliões. Neste ano, 5.047 policiais e bombeiros participam do reforço de segurança, um aumento de 18% em relação ao efetivo de 2017. São 3.662 PMs, 835 bombeiros militares, 492 policiais civis e 58 servidores da Polícia Científica. Os policiais militares e bombeiros estarão nas ruas, em plataformas elevadas, em viaturas e a pé. Postos avançados estão montados nos dois Juizados do Folião (Estação Central do Metrô e Fórum Thomaz de Aquino), que contam com efetivo da Polícia Civil e da Polícia Científica no atendimento às ocorrências.
Para o desfile também foi montado um esquema especial de mobilidade. O Expresso Galo vai dispor de 24 ônibus que irão operar das 7h às 17h. Os passageiros que embarcarem no Plaza e no Tacaruna descerão na Avenida Martins de Barros, próximo ao cruzamento com a Ponte Giratória. Já aqueles vindos do RioMar e do Shopping Recife desembarcarão no Cais de Santa Rita, em frente ao edifício Pier Maurício de Nassau. Os pontos de retorno serão nos mesmos locais.

No dia do Galo, a Linha Centro vai operar das 5h às 23h, com intervalos de cinco minutos na ida e na volta. Já a Linha Sul operará das 5h às 23h, com intervalos de sete minutos. Entre as 14h e as 20h, as estações da Linha Sul estarão funcionarão só para desembarque. Os passageiros com destino à Zona Sul poderão embarcar nas estações Recife e Joana Bezerra. A Linha Diesel vai funcionar das 5h às 20h. Das 14h até o encerramento, também fará apenas desembarque. Nos horários de pico, a frota de trens será reforçada. Nessa linha, 22 composições vão circular durante a folia.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL