FISCALIZAÇÃO

Vinte camarotes do Galo da Madrugada são interditados por colocar foliões em risco

Outras duas fiscalizações ainda serão realizadas neste mês

Publicado em: 10/01/2018 12:50 | Atualizado em: 10/01/2018 15:56

Estreitamento de vias, fiações abaixo de 6,5 metros de altura, acessos à camarotes e pontos de urgência também foram focos da fiscalização. Foto: Peu Ricardo/DP


A primeira vistoria do percurso do Galo da Madrugada, que desfila no Sábado de Zé Pereira, aconteceu na manhã de ontem. Durante os 4,5 km de trajeto, com saída do Forte das Cinco Pontas até a Avenida Guararapes, foram mapeados 200 locais disponíveis a serem fiscalizados quanto à utilização para camarotes e pontos de venda. Destes, 20 foram notificados e cientificados da proibição de funcionamento por risco de desabamentos, ocupação inadequada, inclinações e rachaduras nas edificações. Outras duas etapas serão realizadas este mês para liberar a organização interna. 

Estreitamento de vias, fiações abaixo de 6,5 metros de altura, acessos à camarotes e pontos de urgência também foram focos da fiscalização. O tenente coronel Erick Aprígio explica que os 20 lugares notificados estão fora do Galo da Madrugada. "Esses locais apresentam riscos, precisam ser monitorados. São estruturas que podem desabar, que já foram condenadas anteriormente pela Defesa Civil por risco 3 ou risco 4, e estruturas que não suportam a ocupação adequada ao tipo do evento", orienta.

O Corpo de Bombeiros foi acompanhado por representantes de órgãos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e empresas de telefonia móvel e televisão durante todo o mapeamento. 

A preocupação do coronel Jonas Souza, comandante do grupo de trabalho do carnaval, são as falhas que podem servir como arma para os foliões. “O objetivo dessa inspeção é evitar pontos sensíveis que vão afetar quem vai participar do evento. Qualquer falha pode fazer com que pedras, madeiras ou restos de construção se tornem fatores de risco”, explica.

Souza garante ainda que haverá um incremento de policiais no sistema de segurança do Galo da Madrugada. A delegada Verônica Azevedo, coordenadora da unidade de coordenação da eventos da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) afirma que irão manter as estruturas das delegacias como realizado nos anos anteriores e ainda irão deslocar outras para reforço: "Unidades móveis na Travessa do Gusmão, no Recife Antigo e no Metrorec, ponto de grande circulação, serão implementadas”.

O vice-presidente do Galo da Madrugada, Rodrigo Menezes, esclarece que a previsão de concluir a parte estrutural é uma semana antes do evento, que este ano acontece no dia 10 de fevereiro, sábado de carnaval: "Terminada essa etapa, nos preocuparemos com a parte interna, ainda que não nos envolvamos na construção de estruturas particulares”.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL