CARNAVAL

Percurso do Homem da Meia-Noite ainda não está aprovado

Vistoria realizada na manhã desta segunda-feira (15) apontou problemas que devem ser corrigidos até o dia 30 de janeiro

Publicado em: 15/01/2018 13:06 | Atualizado em: 15/01/2018 21:27

Preocupação principal é com a segurança dos foliões e do Homem da Meia-Noite. Foto: Isabela Veríssimo/Esp.DP
A primeira vistoria do percurso do Homem da Meia-Noite, que desfila no Sábado de Zé Pereira, foi dirigida pelo Corpo de Bombeiros de Pernambuco, na manhã desta segunda-feira (15). Durante os 2,9 km do trajeto que percorre as ruas do sítio histórico de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, foram apresentados o cadastramento obrigatório de ambulantes nas vias, as proibições referentes a qualquer material explosivo no percurso e a fiscalização dos problemas estruturais, como fiação elétrica, fachadas e marquises.

O tenente coronel do Corpo de Bombeiros, Erick Aprígio frisa que as correções devem ser apresentadas pelos órgãos responsáveis até o dia 30 janeiro. “O percurso não está aprovado e deverá sofrer alterações durante os três quilômetros praticamente”, afirma. Segundo o coronel, a preocupação principal é com a segurança dos foliões e do Homem da Meia-Noite. Por isso, qualquer venda que tenha produção de gás está suspensa. “Milho cozido, espetinhos e pipocas estão fora da programação. As vias são naturalmente estreitas e não podemos contar com esse risco”, determina.

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), Defesa Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), Polícia Científica, Secretaria de Trânsito, Companhia Independente de Apoio ao Turista (Ciatur) e Secretaria de Patrimônio e Cultura foram alguns dos órgãos presentes na fiscalização.

O coronel da Polícia Militar e comandante do GT carnaval, Jonas Souza, explica que a vistoria é um trabalho em conjunto. A presença do Controle Urbano, por exemplo, é necessária para disciplinar os ambulantes que trabalharão nos dias de folia. “Contamos também com o Trânsito de Olinda. Órgão fundamental para evitar que qualquer carro obstrua e dificulte o percurso dos foliões, principalmente em situações de emergência”, afirma.

O desfile do Homem da Meia-Noite acontecerá na madrugada do Sábado de Zé Pereira, dia 10 de janeiro, para o domingo, 11. Segundo o presidente do Homem da Meia-Noite, Luís Afonso, são esperadas 500 mil pessoas na homenagem aos 40 anos do Galo da Madrugada, ao maestro Carlos, que rege a orquestra há 20 anos, e ao frevo pernambucano.

CONFIRA A NOTA DO HOMEM DA MEIA-NOITE SOBRE A INSPEÇÃO 

O Corpo de Bombeiros encontrou alguns problemas durante o percurso, principalmente relacionado a fiação elétrica e postes. O clube tem até o dia 30 de janeiro para solucionar. A diretoria do HMN já está em contato com a Celpe e Prefeitura de Olinda. Mesmo assim o percurso do ano passado foi mantido.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL