Furto de fios

Iluminação da BR-428 é alvo de vandalismo e população fica prejudicada em Petrolina

A iluminação do local havia sido trocada recentemente pela prefeitura da cidade

Publicado em: 08/05/2024 18:45

A iluminação da BR-428 havia sido trocada em março deste ano pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) de Petrolina (Foto: Divulgação)
A iluminação da BR-428 havia sido trocada em março deste ano pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) de Petrolina (Foto: Divulgação)
Uma ação criminosa deixou os moradores da comunidade do Vivendas, em Petrolina, no Sertão, e condutores que transitam pela BR-428 prejudicados com a falta de luz nestes locais. Vândalos furtaram mais de 2 mil metros de cabos de energia, o que provocou a escuridão em 69 postes metálicos e 92 luminárias no trecho correspondente ao acesso do residencial.

De acordo com a gestão municipal, a situação se agrava por se tratar de um material de difícil aquisição, o que deve atrasar a recuperação do trecho danificado por mais alguns dias ou até semanas. 

A iluminação da BR-428 havia sido trocada em março deste ano pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) de Petrolina. No local foram instaladas lâmpadas LED no trecho urbano entre a rotatória do monumento do Centenário até o acesso do Residencial Vivendas.

Segundo a prefeitura, a obra foi viabilizada através de um investimento de cerca de R$ 13 milhões, fruto da Contribuição de Iluminação Pública (CIP).

Diante deste caso, a gestão intensifica o alerta para que a população denuncie casos de furto de fios de energia através do número 153 da Guarda Civil Militar ou no 190 da central da Polícia Militar.

Pela legislação em vigor, a pena prevista para o furto vai de um a quatro anos de prisão e multa. Para a receptação, a punição pode chegar à reclusão de oito anos.

O Sindicato Nacional de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal (Conexis), contabilizou 229 quilômetros de fiação de cobre levados por bandidos em Pernambuco no ano de 2023. Esta distância é a mesma entre Recife e Pesqueira, no Agreste.

Os dados mostram também que,  entre 2023 e 2022, houve um aumento de 54,7% na quantidade de crimes de 2022, quando foram furtados 148.052 metros de cabos em todo o Estado.

Tags: fios | furto | petrolina |
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL