CATOLICISMO

Missa marca despedida de dom Antônio Tourinho Neto

Dom Fernando Saburido destacou atuação do ex-bispo auxiliar para congregar as várias entidades religiosas e, como canonista, em vários processos e no Tribunal Eclesiástico.

Publicado em: 22/01/2018 21:44 | Atualizado em: 22/01/2018 22:10

Dom Fernando Saburido celebrou a missa de despedida de dom Antônio Tourinho Neto, que vai assumir a nova Diocese de Cruz das Almas-BA.  Foto: Nando Chiappetta/DP (Dom Fernando Saburido celebrou a missa de despedida de dom Antônio Tourinho Neto, que vai assumir a nova Diocese de Cruz das Almas-BA.  Foto: Nando Chiappetta/DP)
Dom Fernando Saburido celebrou a missa de despedida de dom Antônio Tourinho Neto, que vai assumir a nova Diocese de Cruz das Almas-BA. Foto: Nando Chiappetta/DP (Dom Fernando Saburido celebrou a missa de despedida de dom Antônio Tourinho Neto, que vai assumir a nova Diocese de Cruz das Almas-BA. Foto: Nando Chiappetta/DP)
"O que é bom dura pouco", brincou o arcebispo de Olinda e Recife dom Fernando Saburido, citando o ditado popular, antes de iniciar a missa de despedida do vigário geral dom Antônio Tourinho Neto. Exatos dois anos e onze meses depois de se tornar bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, o baiano de Jequié retorna para seu estado de origem com a missão de se tornar o bispo da recém-criada Diocese de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, Região Metropolitana de Salvador. "Foi uma surpresa para mim”, disse dom Antônio Tourinho, pouco antes da celebração realizada na noite desta segunda-feira, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Boa Viagem, Região Sul do Recife.

Presidida por dom Fernando Saburido, a missa de despedida de dom Antônio Tourinho Neto foi concorrida, contando com lideranças católicas da Região Metropolitana e do Interior, com um templo com mil lugares praticamente lotado. O arcebispo fez questão de destacar a surpresa com a notícia que recebeu do próprio futuro bispo de Cruz das Almas, explicando que pelo porte da Arquidiocese deveria haver mais de um bispo auxiliar. Sobre o trabalho do ex-bispo auxiliar, salientou que ele conseguiu congregar as várias entidades religiosas e, como canonista, orientou em vários processos e no Tribunal Eclesiástico.

O fato de ser canonista foi citado como um dos motivos da designação do papa Francisco para que dom Antônio Tourinho Neto se tornasse bispo da Diocese de Cruz das Almas. Para ele, o maior desafio será comandar uma diocese que além de ser nova abrange dez municípios desmembrados da Arquidiocese de São Salvador, com 17 paróquias e 19 padres. “Volto para a Bahia com um coração pernambucano”, disse, acrescentando ter aprendido muito na Arquidiocese de Olinda e Recife e com o arcebispo, que definiu como “um homem de fé, um maestro”. 

A posse de dom Antônio Tourinho Neto ocorrerá no próximo domingo, às 10 horas, na Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, futura catedral, em Cruz das Almas, numa celebração eucarística presidida pelo núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello, com a presença de dom Fernando Saburido.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL