Diario de Pernambuco
Busca

TURISMO

Igreja de São Pedro dos Clérigos incorporada ao projeto Recife Sagrado

Espaço foi reaberto em dezembro passado e será apresentado nesta terça

Publicado em: 15/01/2018 22:28

A Igreja de São Pedro dos Clérigos, reaberta em dezembro de 2017, agora integra o projeto Recife Sagrado, que mostra a turistas e recifenses os tesouros da arquitetura sacra da capital pernambucana. No local, mediadores bilíngues vão apresentar o espaço aos visitantes a partir dessa terça-feira. Eles estarão no templo sempre de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e nos sábados e domingos, das 9h às 13h.  Esta é a oitava igreja a fazer parte do projeto, que é realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. A iniciativa já atendeu a mais de 120 mil pessoas desde o seu início em novembro de 2014.

A abertura da concatedral se apresenta como oportunidade para o fortalecimento da atividade turística e cultural da cidade, bem como para o recifense apreciar mais um importante acervo artístico relacionado à história da cidade. Com a construção iniciada em 1728, a igreja de São Pedro dos Clérigos foi concluída em 1782, abrindo as portas de um dos mais belos conjuntos do barroco brasileiro. O templo se destaca em meio ao centro do Recife por sua verticalidade incomum às igrejas do mesmo período. O trabalho monumental de cantaria na fachada se equilibra com a construção unindo porta e janela centrais através de volutas, flores, brasão de São Pedro e sereias nas extremidades.

Na área interna, a surpreendente nave octogonal tem, no forro, a obra prima da pintura barroca pernambucana: São Pedro abençoando o mundo católico, feita pelo pintor João de Deus Sepúlveda. Altares distribuídos nas laterais abrigam talhas e preciosas imagens de santos, culminando no altar-mor, onde está a imagem do padroeiro da igreja ao centro sob um forro com medalhões representando os apóstolos. A sacristia possui um arcaz em madeira com painéis dourados emoldurando santos e mártires.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL