Diario de Pernambuco
Busca

Local

Diario Urbano: Ciclo da fuga

Publicado em: 09/01/2018 07:23

Exagero não haveria se chamássemos janeiro de o mês de grandes aumentos de passagens de ônibus. Os reajustes das tarifas foram acima dos 14% na Região Metropolitana do Recife (RMR) em 2016 e 2017. Para este ano, se aceita a proposta das empresas, o Conselho Superior de Transporte Metropolitano sacramentará 10,93%, no mínimo. Alívio para as empresas, o percentual será aperto para os passageiros. Simples a matemática. Com uma média mensal de 21 dias de trabalho, o usuário do Anel A desembolsaria R$ 149,10. Pensemos o valor para quem ganha um salário mínimo. Representaria 15,6% dos ganhos, atingindo 21,6% se a passagem for do Anel B. Qualquer que seja a faixa da tarifa, fechar a conta para essa parcela da população depende de milagre ou se dispor do benefício do vale transporte. Para tal grupo, o cálculo se faz sobre centavos e se os centavos escasseiam a alternativa está na bicicleta, nos pés ou no abandono do sistema público de transporte. A fuga de passageiros tem sido um dos argumentos das empresas para se justificar as propostas de reajustes, o que alimentaria um ciclo, a ser repensado.
 
Aposta na praça
Teve aposta para se adivinhar o “recheio” da mala abandonada na Praça Dom Vital, em São José. Falou-se em drogas, mas os lances se alternaram principalmente entre frutas e verduras, pela proximidade da feira livre, e produtos religiosos, por estar junto da Basílica da Penha. Havia roupas velhas e sacos, sem um dono a reivindicá-los.

Seis vezes mais
Os acessos ao site Detran-PE sextuplicaram desde o anúncio, na semana passada, das novas regras para se obter o licenciamento dos veículos. A média diária passou de mil para seis mil. Bom não deixar para última hora, quando a procura cresce e os sistemas travam. Serão em fevereiro os vencimentos da parcela única ou primeira parcela.

Ilhas de grama
Ao fim do período sem chuvas, os moradores do Bongi dizem que o verde da Praça Maria Vitalina Gonçalves da Rocha, a Praça do Terminal, será o das árvores. O gramado e as plantas ornamentais terão sumido sem jardinagem e água necessárias. Como argumento para o que dizem, eles apontam as pequenas ilhas de grama ainda vivas.

Mortes sucessivas
Uma a uma, lamentam os corredores e os adeptos das caminhadas, morrem as mudas plantadas no inverno na pista central da Estrada da Batalha, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes. Queixam-se que o plantio, elogiado na época, não foi acompanhado de um sistema hidráulico capaz de umedecer as mudas no verão. 

Enfim, o restauro
Artistas de Paulista se espelham em São Tomé. Após anos reclamando da degradação do Teatro Paulo Freire, no Centro, vão esperar pelo começo, meio e fim do restauro anunciado pela prefeitura. As obras terão início após o carnaval, incluindo serviços de acessibilidade, construção de um mezanino, restauro dos camarins e tratamento acústico.

Elevador do terminal
O Grande Recife, em resposta à foto do leitor Genival Paparazzi, afirma ter feito a manutenção do elevador do Terminal Integrado do Aeroporto antes do Natal, mas que vândalos danificaram o equipamento. A coluna ao publicar a imagem disse erroneamente se tratar do elevador do aeroporto, interditado com lixeiras de material reciclável.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL