Local

Diario urbano: Arte ou sujeira?

Publicado em: 17/01/2018 07:27

As pichações em muros e fachadas de imóveis privados e públicos sempre foram uma dor de cabeça para quem pinta o imóvel e, no dia seguinte, é surpreendido com as paredes pichadas, sem nenhuma cerimônia. O mais recente alvo foi a escadaria e a Capela de São Pedro Advincula, na Rua Treze de Maio, no bairro do Carmo, em Olinda. A pintura foi renovada, mas isso não é garantia de nada. 

Há uma linha de pensamento que defende o direito de expressão desses “artistas” com a cidade, por meio de uma linguagem urbana própria deles. E o mesmo desenho pode parecer “sujeira” ou “arte” dependendo da perspectiva de quem olha. Já os grafiteiros, que também expressam o pensamento nos muros são vistos com menos reserva e em muitos casos chegam a ser convidados a grafitar muros inteiros. 

A questão que pesa, no entanto, não é apenas quem faz o que, mas se há ou não permissão para fazê-lo, seja a propriedade pública ou privada. Talvez por isso, a pichação continua a ser enquadrada como delito e pode resultar em prisão. Não por acaso, a Prefeitura de Olinda pede que as pessoas que flagarem um ato de pichação no patrimônio da cidade acionem o 190 da Polícia Militar. 
 
Asfalto diluído
O trecho da PE-17, nas imediações do terminal de ônibus da PE-15, sentido Olinda/Paulista, voltou a apresentar danos no pavimento. O problema foi registrado na última reforma da pista. Uma água que escorre para a faixa de rolamento, mesmo sem chuva, está diluindo novamente o asfalto. 

Em busca de vacina 
Com as mortes registradas em alguns estados em decorrência da febre amarela, a procura por vacinas já começou no Recife. Ontem, no Posto de Saúde Albert Sabin, na Tamarineira, Zona Norte da cidade, muita gente buscou atendimento para não correr o risco de contrair a doença.
 
Sai mosquito
Com a proximidade do carnaval, o estado está em alerta por causa da febre amarela. Pernambuco é o destino de muitos turistas que vêm para o estado brincar os festejos de momo. E uma das ações é o controle do Aedes aegypti, vetor da zika, dengue, chikungunya e também da febre amarela. 

Sem o cinto
Nas duas primeiras semanas de janeiro, as operações Rota de Fuga e Trânsito Seguro abordaram 1,6 mil veículos nas praias do litoral Norte e Sul. Desse total, 562 condutores foram autuados por não usar o cinto de segurança, falar ao celular e dirigir sob efeito de álcool. Foram apreeendidos 53 veículos e 91 motoristas tiveram a Carteira Nacional de Habilitação(CNH) recolhida. 

Táxis e kombis
O município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, tem feito o dever de casa e iniciou o ano recadastrando os veículos e condutores que atuam no sistema de táxi da cidade. Mas em tempos de uber, o que ainda é moda no município são as kombis de lotação. Até quando?
 
Camarotes acessíveis
As pessoas com deficiência e idosos com baixa mobilidade podem se inscrever até o próximo dia 7 de fevereiro para o Camarote da Acessibilidade de Olinda. O cadastro ocorre, das 8 às 17h, na Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, na Avenida Getúlio Vargas, 536, Bairro Novo. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL