Diario de Pernambuco
Busca
PF Passageiro é preso com 2,7 kg de cocaína no Aeroporto dos Guararapes Homem transgênero expressou perante a Justiça Federal o desejo de ficar custodiado na Colônia Penal Feminina do Bom Pastor e não no Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel).

Publicado em: 12/12/2017 08:35 Atualizado em: 12/12/2017 09:38

Em um fundo falso da bagagem um pacote retangular continha 2,7 Kg de cocaína. Foto: PF/ Divulgação
Em um fundo falso da bagagem um pacote retangular continha 2,7 Kg de cocaína. Foto: PF/ Divulgação

Um passageiro foi preso por tráfico internacional de drogas pela Polícia Federal após ser flagrado com 2,7 kg no Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife. Encaminhado para audiência de custódia, o servidor público e estudante de odontologia Raduy Levi Lemos, de 31 anos, de Londrina, no Paraná, por ser homem transgênero e possuir órgão genital feminino, expressou perante a Justiça Federal o desejo de ficar custodiado na Colônia Penal Feminina do Bom Pastor e não no Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel).

A prisão aconteceu durante fiscalização de rotina. Os policiais federais perceberam que o passageiro, ao tentar embarcar para Lisboa/Portugal, demonstrava inquietação, impaciência e nervosismo. Na  sala de imigração, submetido a uma entrevista, ele começou a contradizer-se em algumas das respostas sobre o valor das passagens aéreas, motivo da viagem e nome do hotel em que ficaria na Europa.

Dentro da bagagem, aberta na presença do suspeito, os federais  descobriram em um fundo falso um único invólucro de formato retangular contendo uma substância em pó que, ao passar pelo exame narcoteste, resultou positivo para cocaína. A droga totalizou um peso bruto de 2,7 Kg.

O suspeito recebeu voz de prisão em flagrante e foi levado para a sede da Polícia Federal no Cais do Apolo, onde acabou sendo autuado por tráfico internacional de entorpecentes. Caso seja condenado, poderá pegar penas que variam de cinco a 20 anos de reclusão. Além da droga também foram apreendidos com ele cartão de embarque, passaporte, um aparelho celular, além de € 1.600.

Em seu interrogatório, Raduy, que não tinha antecedentes criminais, informou que conheceu uma pessoa, em Curitiba que lhe propôs uma viagem para levar cocaína num fundo falso de uma mala de Recife para Lisboa e que para isso receberia a quantia de R$ 20 mil quando entregasse a droga e retornasse para o Brasil. Disse que aceitou a proposta por estar passando por problemas financeiros.

Esta foi a 16ª apreensão de drogas realizada este ano no Aeroporto dos Guararapes. Foram presas 20 pessoas e recolhidos 45,9 Kg de cocaína, 43 Kg de Skunk, 11,4 Kg de Haxixe e 10,4 Kg de metanfetamina e 30 Kg de maconha.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL