Diario de Pernambuco
Busca
INTERIOR Litoral Sul já conta com novo batalhão da Polícia Militar para reforço na segurança A 10ª Companhia Independente de Polícia Militar vai atuar em Tamandaré, Sirinhaém, Rio Formoso, Barreiros e São José da Coroa Grande

Publicado em: 14/12/2017 22:42 Atualizado em:

Inauguração aconteceu nesta quinta-feira. Foto: Hélia Scheppa/Governo de Pernambuco/Divulgação (Inauguração aconteceu nesta quinta-feira. Foto: Hélia Scheppa/Governo de Pernambuco/Divulgação)
Inauguração aconteceu nesta quinta-feira. Foto: Hélia Scheppa/Governo de Pernambuco/Divulgação


O Litoral Sul de Pernambuco agora tem um novo batalhão para o reforço nas ações de segurança. Nesta quinta-feira, foi inaugurada a 10ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) - Coronel Theophanes Ferraz Torres. A nova unidade vai intensificar o policiamento ostensivo também nos municípios de Sirinhaém, Rio Formoso, Barreiros e São José da Coroa Grande, beneficiando diretamente 154 mil pessoas. Na ocasião, também foram apresentados os novos 50 policiais militares e mais 12 viaturas para a corporação.

"Essa Companhia era um pleito antigo da população e nós precisávamos dar um reforço nos municípios do Litoral Sul, que estavam todos sob a abrangência do Batalhão de Palmares. A unidade vai contar, a princípio, com 138 PMs. A partir de abril, com a finalização de um novo treinamento que está tendo com os novos concursados da PM, virá ainda mais reforços do efetivo, com carros e equipamentos. Queremos e vamos dar a segurança necessária às pessoas, combater o tráfico de drogas, o crime organizado, evitar os assaltos, furtos, roubos e, acima de tudo, salvar vidas", garantiu o governador.

A estrutura da Companhia, reformada em parceria com a prefeitura municipal, conta com alojamentos, áreas administrativas, sala de planejamento, armaria e Central de Operações da PM (Copom). Dos novos veículos entregues à unidade, dois são do tipo Amarok, dois do tipo Spin e oito motocicletas. Com frota moderna e recém-adquirida, a unidade atua por meio do policiamento a pé, patrulhas escolares e rurais, Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) e Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam).

O comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, Vanildo Maranhão, destacou a importância da estrutura para uma região tão turística e movimentada. "A cidade de Tamandaré é uma cidade turística que, nesse período, ela triplica a sua população flutuante. Turistas de várias partes do Brasil e do mundo vêm aqui, às praias de Tamandaré, Carneiros, para desfrutar do nosso verão. E essa Companhia vai ser fundamental para levar segurança a essas pessoas e aos mais de 150 mil habitantes desses municípios atendidos. Ela está sediada aqui, na cidade de Tamandaré, mas conta com uma abrangência operacional motorizada, com viaturas, trios da ROCAM, o GATI, a Patrulha Rural e com a Patrulha Escolar que vai beneficiar toda a população dessa região", disse.

A criação da 10º CIPM de Tamandaré veio a partir de um projeto do Executivo, enviado pelo governador Paulo Câmara à Alepe. Aprovada, a Lei 16.114, de 19 de julho de 2017, foi sancionada pelo governador. Além dessa, o governo está em fase final de implantação de novas companhias da PM em Araripina e Lajedo. Também estão sendo criados o 26º Batalhão, sediado em Itapissuma, e o 2º Biesp, em Petrolina.

"O nosso compromisso é muito sério com a segurança. Estamos realizando ações concretas de entregas e contratações de policiais. Policiais civis que estão por vir, já no mês que vem, para contemplar todas as delegacias dos municípios de Pernambuco. Além dos 300 policiais militares para o Corpo de Bombeiros, que também serão integrados ainda no primeiro semestre de 2018, e mais 1.322 policiais militares, que estão, neste momento, fazendo academia de polícia e serão integrados às fileiras da PM em abril de 2018. É muito compromisso e responsabilidade. Temos muito a fazer, mas tenho certeza de que estamos no caminho certo", frisou o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL