Habeas corpus Preso por incendiar Casa do Pará, dono do Ponto do Açaí é solto hoje Empresário Leonardo Emanuel Mendonça Lacerda vai responder pelo crime em liberdade

Publicado em: 14/12/2017 11:10 Atualizado em: 14/12/2017 12:31

Incêndio destruiu a loja Casa do Pará, no bairro de Boa Viagem. Foto: Cortesia
Incêndio destruiu a loja Casa do Pará, no bairro de Boa Viagem. Foto: Cortesia

Deixou o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no final da manhã desta quinta-feira, o empresário Leonardo Emanuel Mendonça Lacerda, de 36 anos. O proprietário do Ponto do Açaí foi preso por mandar incendiar o estabelecimento concorrente, a Casa do Pará. Detido há cerca de três meses, ele vai responder pelo crime em liberdade, em cumprimento a uma habeas corpus assinado pelo juiz Walmir Ferreira Leite e expedido pela Justiça nesta quarta-feira.

De acordo com o advogado de defesa do empresário, José Siqueira Filho, o cliente não irá se pronunciar sobre o caso. Segundo ele, o pedido de habeas corpus foi protocolado no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) sob a alegação de que falta de provas que liguem Leonardo ao incêndio.

Segundo a Polícia Civil de Pernambuco, o proprietário do Ponto do Açaí foi o mandante do crime que aconteceu em janeiro deste ano. Além dele, mais duas pessoas foram presas sob a acusação de terem incendiado o estabelecimento, que era vizinho ao do empresário. De acordo com a delegada Beatriz Leite, titular da Delegacia de Boa Viagem, os executores do crime foram Joõa Victor Medeiros da Silva, 22, José Plínio Bezerra dos Santos, 24, e Romildo Soares da Silva, 32. João Victor e José Plínio também foram presos. Romildo ainda está sendo procurado. Segundo a polícia, a motivação do crime foi a disputa por clientes. Ambos estabelecimentos ficam na Avenida Conselheiro Aguiar, uma das mais movimentadas da Zona Sul do Recife.

A delegada afirmou que os executores confessaram o crime. “As imagens do crime foram fundamentais para que a gente pudesse chegar aos executores. Quando as imagens foram veiculadas, as pessoas começaram a identificar o Romildo como um dos executores. Depois que a gente conseguiu identificá-lo e ouvi-lo, chegamos aos outros dois e todos eles confesseram o crime. Ouvindo as testemunhas, ex-funcionários, funcionários das duas casas, ficamos convencidos de que Leonardo, o dono do Ponto do Açaí, foi o mandante desse crime. A motivação foi a disputa pela clientela”, detalhou a delegada.

O incêndio na Casa do Pará aconteceu no dia 20 de janeiro deste ano. O local é conhecido por vender comidas típicas da Região Norte, como tacacá, pato no tucupi e farinhas típicas, além de ser famoso pelo seu açaí. O estabelecimento foi fundado em 1998 por uma família de paraenses. No dia do incêndio, o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta da 1h. Duas viaturas de combate a incêndios foram encaminhadas ao local e o fogo só foi controlado por volta das 2h. Não houve vítimas, mas o estabelecimento ficou totalmente destruído. As chamas não se propagaram e não atingiram os estabelecimentos vizinhos.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL