Diario de Pernambuco
Busca
Feridos Vítimas de explosão de vazamento de gás têm quadro estável no HR Caso mais grave é de Daniel Rodrigo da Silva Anacleto, de um ano, na UTI com cerca de 90% do corpo queimado

Publicado em: 20/11/2017 08:13 Atualizado em: 20/11/2017 11:42

Vítimas de explosão de vazamento de gás têm quadro estável no HR. Foto: Reprodução/ WhatsApp
Vítimas de explosão de vazamento de gás têm quadro estável no HR. Foto: Reprodução/ WhatsApp

Permanecem estáveis as sete pessoas de uma mesma família, internadas no sábado, na unidade de queimados do Hospital da Restauração. As vítimas sofreram queimaduras após a explosão que resultou de um vazamento de um botijão a gás. O acidente ocorreu na 1ª Travessa da Castanhola, no bairro Padre Roma, Jaboatão dos Guararapes. O caso mais grave é de Daniel Rodrigo da Silva Anacleto, um ano e nove meses, que teve cerca de 90% do corpo queimado e está na Unidade de Terapia Intensiva do HR.

O médico Marcos Barretto, chefe da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do HR, falou esta manhã sobre o estado de saúde de toda a família. O menino mais novo  segue em estado grave na UTI pediátrica, com mais de 90% da superfície corporal com queimaduras de 2º e 3º graus. Está recebendo ventilação mecânica e será submetida a anestesia geral ainda nesta segunda-feira.

Outras quatro crianças estão internadas na Unidade de Queimados.
O avô delas está na emergência e a mãe de uma delas, de 26 anos segue internada na Unidade de Queimados, todos estáveis e com Todos os outros têm mais de 30% do corpo queimado. Todos os outros têm mais de 30% do corpo queimado.  “Não dá para determinar como vai ser a recuperação desses pacientes. Mas vão precisar passar por períodos de readaptação, fisioterapia motora e, possivelmente, cirugia reparadora", adiantou ou médico.

A explosão aconteceu por volta das 8h30 do sábado e a família se encontrava na cozinha para o café da manhã. O dono da casa, Roberto Balbino, 55 anos, percebeu que o botijão, que acabara de ser trocado, estava com um vazamento. Ele tentou resolver o problema, mas a quantidade de gás que já havia vazado e estava comprimido no interior da cozinha se transformou numa bomba.
Nessas situações, os bombeiros orientam fechar o registro, tirar todas as pessoas da casa, desligar a eletricidade se ficar fora do local, onde o gás está acumulado e abrir portas e janelas para dissipar todo o gás.
Não foi o que aconteceu. Na hora da explosão havia sete pessoas, incluindo a filha do dono da casa, Maria Betânia Balbino, 24 anos, os dois filhos dela: Daniel, que está em estado grave e Nicole Beatriz da Silva, 3 anos. Outras três crianças, netas de Roberto Balbino também estavam na cozinha e ficaram feridas na explosão; Tatiana Gabriela da Silva Balbino, 8 anos, Isabela da Silva Balbino, 3 anos e Luciano da Silva Balbino, 9 anos. Na hora do acidente, Rosilda Ribeiro, que estava com o filho recém nascido em um quarto, não sofreu nada.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL