Saúde Unidades prisionais recebem campanha estadual de combate à tuberculose

Publicado em: 23/11/2017 15:12 Atualizado em:

A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) realiza, até esta sexta-feira, a Campanha Estadual de Combate à Tuberculose nas unidades prisionais do estado. O objetivo é sensibilizar a população carcerária para a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Com o apoio das equipes dos setores de saúde das unidades são realizadas, ao longo do mês, diversas ações, entre palestras sobre sinais, sintomas e tratamento da doença; distribuição material educativo; rodas de diálogo; atendimento aos pacientes diagnosticados; exames de baciloscopia e fixação de banners nos pavilhões. Recorrendo a técnicas lúdicas, algumas unidades abordam o tema por meio de peças teatrais e dinâmicas de grupo. Estão inseridos na programação o Presídio Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa), a Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ), O Presídio de Igarassu (PIG), a Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima (PFAL), o Centro de Observação e Triagem Criminológica (Cotel) e o Presídio de Salgueiro (PSAL).

O Governo do Estado oferece aos reeducandos do Sistema Prisional um laboratório exclusivo para tratamento e diagnóstico da tuberculose que funciona no Centro de Observação e Triagem Criminológica Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima. Um diagnóstico precoce é oferecido aos pacientes que já apresentam patologias pulmonares com o intuito de quebrar a cadeia de transmissão da patologia. Além do Cotel, o serviço atende a outros cinco estabelecimentos prisionais da RMR.  

São beneficiadas com o laboratório as seguintes unidades prisionais: Cotel, Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima, Presídio de Igarassu, Penitenciária Agroindustrial São João, Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico e Penitenciária Professor Barreto Campelo


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL