Diario de Pernambuco
Busca
Seleção Primeiro dia de provas do vestibular UPE 2018 agrada estudantes O gabarito está sendo liberado às 14h nos dois dias de provas

Por: Thatiana Pimentel

Publicado em: 19/11/2017 13:03 Atualizado em: 19/11/2017 18:15

Para Júlia Vitória, de 17 anos, que está tentando uma vaga no curso de administração, a melhor prova deste domingo foi a de matemática  (Thatiana Pimentel/DP)
Para Júlia Vitória, de 17 anos, que está tentando uma vaga no curso de administração, a melhor prova deste domingo foi a de matemática
Com o tema da redação "A gente espera do mundo... e o mundo o que espera de nós?", o primeiro dia de provas do vestibular seriado da Universidade de Pernambuco (UPE) para os alunos do 3º ano foi considerado "fácil" na opinião dos primeiros estudantes a deixarem as salas de provas neste domingo. Jean Carlos Borges, de 17 anos, foi o primeiro fera a deixar o prédio da Escola Politécnica de Pernambuco (Poli), às 11h15 em ponto, quando abriram os portões de saída, e afirma que considerou o tema tranquilo, asim como as 42 questões de português, matemática, lingua estrageira e filosofia que integraram as provas deste dia. "Caiu assuntos dentro do esperado. Na redação, falei sobre as expectativas atuais da sociedade que busca um tempo de paz e de como cada um precisa cooperar nisso. Estou confiante", comenta o jovem que tenta uma vaga no curso de educação física. Amanhã, os estudantes responderão a 58 questões de biologia, química, física, histórica, geografia e sociologia. O gabarito está sendo liberado às 14h nos dois dias de provas através do site da UPE: www.upe.br.



Confira o gabarito deste domingo aqui.

Ao todo, são oferecidas 1.730 vagas no SSA para ingresso na UPE no ano de 2018, em 55 cursos de graduação. Em cada curso serão reservados 20% das vagas para estudantes cotistas. As vagas são para os cursos distribuídos no Recife, Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada. Nesta terceira fase, mais de 10.520 candidatos foram inscritos com uma abstenção de 7,93% (835 estudantes). O curso de direito no Campus Benfica, no Recife, é o mais concorrido do SSA 3 da UPE, no sistema universal, com 40,31 candidatos na disputa de uma vaga. Em segundo lugar vem medicina em Serra Talhada, com 27,12 candidatos por vaga e, em terceiro, o de medicina em Garanhuns, com 21,75. No sistema de cotas do sistema o mais disputado foi o curso de odontologia em Arcoverde com 36,5 feras concorrendo a uma vaga, seguido do curso de medicina em Serra Talhada com 28,5 candidatos por vaga e, em terceiro, o de medicina em Garanhuns com 18.

Jean Carlos Borges, de 17 anos, foi o primeiro fera a deixar o prédio da Escola Politécnica de Pernambuco (Poli) (Thatiana Pimentel/DP )
Jean Carlos Borges, de 17 anos, foi o primeiro fera a deixar o prédio da Escola Politécnica de Pernambuco (Poli)
Para Júlia Vitória, de 17 anos, que está tentando uma vaga no curso de administração, a melhor prova deste domingo foi a de matemática uma vez que caíram muitas questões de probabilidade, lógica e juros, assunto pelos quais ela tem afinidade. "Gostei muito também da prova de filosofia com questões sobre Karl Marx e ética. Acho que filosofia é essencial para nossa formação e a prova foi gostosa de fazer", comenta a estudante. O otimismo foi compartilhado por José Freitas, 17 anos, que está tentando uma vaga no curso de direito, o mais concorrido no sistema universal. "Achei o tema da redação muito bom. No meu caso, considerei os atuais conflitos do século XXI e como nós enquanto sociedade e enquanto indivídios podemos contribuir na resolução dos problemas sociais. Citei grandes líderes como Nelson Mandela, por exemplo, que fizeram sua parte e contribuíram para um mundo melhor", detalha.

Os testes tiveram início às 8h15, mas os portões foram fechados, impreterivelmente, às 8h e não foi permitida a entrada após esse horário. Os candidatos tiveram quatro horas e 30 minutos para responder as questões, realizadas no horário das 8h15 às 12h45. Além das provas desta segunda-feira, os alunos que estão cursando o primeiro ano do Ensino Médio irão fazer os testes do SSA 1 no dia 3 de dezembro enquanto aqueles que estão no segundo ano realizarão a segunda fase do sistema no dia 4 de dezembro. Os cartões informativos dos candidatos inscritos para a primeira fase do SSA estarão disponíveis a partir do dia 23/11 e para os inscritos no SSA 2 a partir do dia 22/11. O resultado da 3a fase do SSA/UPE deve ser divulgado até o dia 16/01/18.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL