Diario de Pernambuco
Busca
Qualidade de vida População satisfeita com vida no Arquipélado de Fernando de Noronha Estudo avaliou aspectos como educação, saúde, segurança pública e fornecimento de água e coleta de lixo

Publicado em: 08/11/2017 07:41 Atualizado em:

A população de Fernando de Noronha, em sua maioria, está satisfeita com os serviços oferecidos pela gestão pública. Foi o que concluiu o estudo Qualidade de vida de Fernando de Noronha segundo a percepção de seus moradores, que avaliou aspectos como educação, saúde, segurança pública e fornecimento de água e coleta de lixo.
A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 22 de setembro por nove estudantes universitários, que atuaram como voluntários, e teve coordenação das professoras Andrea Sales Soares de Azevedo Melo, do Departamento de Economia da Universidade Federal de Pernambuco, e Poema Isis Andrade de Souza, do Departamento de Economia da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Foram analisados 395 questionários colhidos em 14 bairros do Distrito Estadual.

De acordo com a professora Andrea, foram dois os objetivos principais da pesquisa, que surgiu a partir de trabalhos realizados junto a alunos de economia da UFPE. “O primeiro foi avaliar a real qualidade de vida dos moradores de um local que está no imaginário de todos devido à sua beleza. O segundo foi envolver os alunos do curso em todas as etapas de uma pesquisa de campo real, desde a seleção da amostra até a aplicação dos questionários”, informou a coordenadora do estudo.

Além do grau de satisfação do morador com relação aos serviços prestados (de pouco insatisfeito a muito satisfeito), a pesquisa buscou identificar se houve melhoria na prestação nos últimos dois anos de administração. Para isso, foram elaboradas, entre outras, as seguintes perguntas: “Você acha que a sua qualidade de vida melhorou nos últimos dois anos?” e “Você acha que os serviços prestados em seu domicílio melhoraram nos últimos dois anos?”
Foi verificado que 71,47% dos entrevistados se declararam satisfeitos ou muito satisfeitos com a qualidade de vida em Noronha, enquanto 11,36% mostraram-se insatisfeitos. Ao se juntar o recorte “um pouco satisfeito” o grau de satisfação fica ainda mais elevado, chegando a mais de 88% dos entrevistados.

Os dados mostraram também que para quase 60% da população houve melhoria na qualidade de vida nos últimos dois anos.
A saúde pública teve avanço em dois anos, alcançando 71,57% de moradores que se disseram pelo menos um pouco satisfeitos. No quesito educação foram avaliadas as escolas CEI Bem Me quer e Erem Arquipélago, as únicas unidades de ensino na ilha, que obtiveram 64,43% de aprovação. Ao todo, 69,17% dos entrevistados avaliaram que o sistema educacional melhorou nos últimos dois anos.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL