EDUCAÇÃO Orações e expectativas marcam entrada do segundo dia de provas do Enem 2017 Cada estudante terá quatro horas e meia para concluir a prova com 90 questões de matemática e ciências da natureza (química, física e biologia)

Publicado em: 12/11/2017 12:17 Atualizado em: 12/11/2017 14:41

Grupo da Juventude da Igreja Internacional da Graça contou com Posto de Oração próximo da entrada do Bloco G da Unicap. Foto: Roberto Ramos/DP (Grupo da Juventude da Igreja Internacional da Graça contou com Posto de Oração próximo da entrada do Bloco G da Unicap. Foto: Roberto Ramos/DP)
Grupo da Juventude da Igreja Internacional da Graça contou com Posto de Oração próximo da entrada do Bloco G da Unicap. Foto: Roberto Ramos/DP
As provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano foram antecedidas de um clima mais tranquilo na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), bairro de Boa Vista, Região Centro do Recife, que concentra um grande contingente de estudantes. Expectativa e orações marcaram os momentos que antecederam a abertura dos portões.

O exame começa a ser aplicado 30 minutos após o fechamento dos portões, quando cada estudante terá quatro horas e meia para concluir a prova com 90 questões de matemática e ciências da natureza (química, física e biologia). A primeira prova, de redação, linguagens e ciências humanas, foi realizada no domingo passado. Professores das disciplinas que serão cobradas neste domingo acreditam que a prova deve seguir a tendência dos últimos três anos, de ser um exame com mais cobrança de conteúdo e menos interpretativo.

Oração e expectativa - Para aliviar o estresse e reforçar a fé, um grupo da Juventude da Igreja Internacional da Graça contou com um "Posto de Oração". "A oração reduz a ansiedade", disseram. Próximo do posto, Luisa de Andrade Lima, 17 anos, ganhou um crucifixo de prata do avô pouco antes de entrar no prédio, onde chegou os avós, a mãe e a irmã. "Vou tentar Medicina. Me sinto preparada. Na semana passada fiz uma boa prova, mas me identifico mais com as provas de hoje", disse.  

Foto: Roberto Ramos/DP
Foto: Roberto Ramos/DP
Érica Vieira, 26. cursa Direito numa faculdade particular e tenta uma vaga para o curso de Psicologia ou Serviço Social em uma universidade pública. O Enem é forma de acesso a universidades públicas. 

O aluno poderá deixar o local após duas horas do início da prova. Só é possível sair com o caderno de questões nos últimos 30 minutos antes do fim das provas. Caso descumpra qualquer uma dessas regras, o candidato será eliminado.  O balanço de quantos deixaram de comparecer às provas do segundo dia do Enem 2017 é divulgado mais tarde. No primeiro dia de prova, no domingo passado, 30,2% dos candidatos inscritos não compareceram e 273 pessoas foram eliminadas.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL