Diario de Pernambuco
Busca
CIDADANIA Jornada de Direitos Humanos terá mutirão de empregabilidade e debate sobre igualdade racial Evento começa na próxima segunda-feira

Publicado em: 17/11/2017 17:03 Atualizado em:

A partir da próxima segunda-feira, acontece à 5ª Jornada de Direitos Humanos. Nesta edição, a igualdade racial será o foco do primeiro dos 20 dias de debates, considerando que a abertura se dará no Dia da Consciência Negra. A abertura do evento, que tem mais de 50 ações em todas as seis regiões da cidade, será das 9h às 12h da segunda, no Museu da Abolição, na Madalena, onde será apresentado o espetáculo Clamor Negro. A peça vai provocar uma reflexão sobre as diversas nuances do racismo que se manifestam desde o ventre da mulher negra, passando por todos os espaços: escola, história, literatura, entre outros.

Palestras, rodas de diálogo, oficinas, espetáculos, emissão de documentos, cine-debates e mutirão de empregabilidade para pessoas com deficiência fazem parte da programação, que vai até o dia 10 de dezembro, quando se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos. 

A JDH é organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, em parceria com diversas outras pastas da Prefeitura do Recife. O tema da quinta edição da jornada é “Passos à frente rumo à cidadania”. Além das discussões sobre igualdade racial, os debates abordarão as mais diversas temáticas relacionadas aos direitos humanos: os direitos da criança e do adolescente, das pessoas idosas, das mulheres, das pessoas com deficiência, da população LGBT; direito à educação, ao lazer e à saúde, entre outros.

PROGRAMAÇÃO
Na tarde da segunda, das 14h às 17h, profissionais da Secretaria de Cultura do Recife levarão o projeto Discutindo Saberes para o Pátio de São Pedro, onde vão dialogar sobre igualdade racial e darão informações sobre os serviços de atendimento às vítimas de crimes raciais. Na manhã da terça-feira, a Gerência de Igualdade Racial do Recife promoverá uma oficina sobre o genocídio da juventude negra na sede da empresa Ensino Social Profissionalizante (Espro), no bairro de Santo Antônio. Na manhã da quarta, das 9h às 12h, haverá uma roda de diálogo sobre racismo institucional, no Paço do Frevo, no Bairro do Recife. A programação completa está disponível no site da Prefeitura do Recife.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL