Diario de Pernambuco
Busca
Diario Urbano Baixar a guarda contra o mosquito transmissor das arboviroses jamais Sentimento de que as coisas andam normais contribui para o avanço do Aedes aegypti

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 23/11/2017 07:05 Atualizado em:

Os três últimos levantamentos de imóveis com a presença de larvas do Aedes aegypti reforçam o que autoridades em saúde pública, desde a explosão dos casos de arboviroses no estado, afirmam. Baixar a guarda contra o mosquito transmissor das arboviroses jamais. Não é o percebido nos levantamentos. No intervalo desses relatórios, de agosto a ontem, melhorou a quantidade de municípios em situação de risco de surto e em situação de alerta. Eram 153 em agosto e atualmente, conforme boletim divulgado ontem pela Secretaria Estadual de Saúde, 132. Decréscimo de 13,7%. A melhora seria de 15,4% se comparados os números de ontem e de outubro, com 156. Em caráter pontual, algo a ser comemorado. Ao se partir do que os 132 representam no universo de municípios do estado, percebemos o quanto é grande o desafio de conter as arboviroses. Temos 71,7% municípios em situações de risco. Entre estes, 44 sob risco de surto. E ainda não chegamos oficialmente ao verão, época ideal à proliferação do Aedes aegypti. Portanto, nada de “já ganhou”. O sentimento de que as coisas andam normais contribui para o avanço do mosquito.

Proteção parcial

O cadeado na grade do imóvel 73 da Rua Esmeraldino Bandeira, nas Graças, impede ocupação por moradores de rua, mas não barra a entrada do lixo e a degradação de um daquele que foi um dos edifícios modernos do bairro. 


Marcador de calçada
Dizem na Rua Gastão Vidigal, na Várzea, existir mais barrotes fincados nas calçadas do que o número de imóveis. Colocados para impedir estacionamentos indevidos e avanços dos automóveis em casos de acidentes, os barrotes são de altura e largura diversas, variando segundo o gosto e o poder aquisitivo do proprietário.

Novo atalho
Para fugir dos engarrafamentos na BR-101, próximo ao viaduto de Dois Irmãos, motoristas improvisaram um atalho sobre o canteiro que divide as vias central e local da rodovia em obras. Cruzam o lugar às pressas e muitas vezes sem a devida atenção com os veículos que sobem a ladeira da pista local, no sentido Apipucos para a Macaxeira.

Galho no bueiro
O espírito natalino, afirmam usuários de ônibus, chegou antecipado na parada da Rua Manuel de Medeiros, em Dois Irmãos, a  metros do portão da UFRPE. Para impedir acidentes em um bueiro sem tampa, eles colocaram um galho de árvore, que planejam enfeitar com laços, bolas e fitas. E, se conseguirem, um boneco de Papai Noel.

Luzes na praça
Bom seria se o mesmo espírito responsável pela requalificação de postes e troca de lâmpadas invadisse a Praça da Independência, em Santo Antônio, no item limpeza. A iluminação melhorou bastante com a intervenção da Emlurb. Já a sujeira continua crônica, com ajuda, lógico, de  vendedores de guloseimas e bêbados.

Ervas sagradas
A cidade de Floresta, no Sertão, abriga amanhã e sábado o primeiro encontro de benzedores, rezadores, raizeiros e parteiras do semiárido pernambucano. Em meio a troca de experiências será instalado um “nascedouro de ervas sagradas e medicinais”.

Agentes populares
Eis um exemplo a ser repetido. Cinquenta agentes populares de educação ambiental estão sendo formados pela CPRH em Serra Talhada, no Sertão, para atuar na defesa do Parque Mata da Pimenteira, a primeira unidade de conservação do bioma caatinga no estado. 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL