CIDADANIA Semana do Brincar comemora Dia das Crianças com estudantes e acolhidos Com ações para diferentes públicos, as atividades abraçam estudantes da rede municipal e atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Publicado em: 16/10/2017 20:02 Atualizado em:

Até a próxima sexta-feira, acontece a Semana do Brincar. A ação, desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, acontece dentro das atividades em comemoração ao Dia das Crianças. Nesta terça, será realizado um aulão de dança para as adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Feminino Santa Luzia, na Iputinga. Com o tema “Online ou offline: o importante é brincar juntos”, a Semana do Brincar tem ações para diferentes públicos, como as crianças e os adolescentes que estudam na rede municipal de ensino do Recife, os que são atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), entre outros. Apesar da Terceira Semana do Brincar se encerrar na sexta, a programação da PCR em comemoração ao Mês das Crianças vai até o fim do mês.

As cerca de 20 crianças e adolescentes que vivem na Casa de Acolhida do Cordeiro tiveram um dia repleto de atividades recreativas, que incluíram contação de histórias, cama elástica, aulão de dança, jogos de damas, memória e dominó. A ação foi realizada pela SDSJPDDH, em parceria com as Secretaria Municipais de Educação, Saúde e Turismo, Esportes e Lazer. “Estamos garantindo os direitos dessas crianças e adolescentes ao lazer e ao esporte”, afirmou a secretária-executiva de Direitos Humanos do Recife, Elizabete Godinho.

Responsável pela casa, a assistente social Micheline Sales, que é chefe do Setor de Acolhimento da Criança e do Adolescente do Recife, contou que distribuiu convites na vizinhança e em duas outras casas de acolhida da Prefeitura do Recife para que crianças de fora também participassem da festa. “Valorizamos muito essa convivência com a comunidade. E é excelente esse tipo de atividade recreativa, pois a maior parte dessas crianças e adolescentes teve a infância roubada e por isso dá ainda mais valor à festa. Para muitos deles, está é a primeira comemoração de Dia das Crianças”, disse Micheline.

SEMANA DO BRINCAR
As atividades da Terceira Semana do Brincar do Recife continuam até a próxima sexta. Depois do aulão de dança para as adolescentes do Case Santa Luzia, nesta terça, a PCR promoverá, na quarta (18), no Sport, bate papo e exposição sobre a história do videogame para as crianças e os adolescentes em situação de vulnerabilidade social que praticam atividades esportivas no Sport, através de uma parceria com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da PCR. Já na quinta (19), os alunos da Escola Municipal do Coque é que vão participar das brincadeiras, jogos de tabuleiro, pintura no rosto e dramatização literária.

Na sexta-feira, a PCR realiza a palestra “Do brincar que cala ao brincar que fala", no Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), nas Graças. Os palestrantes João Villacorta e Alexandre Nápoles falarão da importância da interação das crianças com os pais e responsáveis durante as brincadeiras para o fortalecimento de vínculos familiares. Neste mesmo dia, a PCR realizará a ação “Brincando também se inclui”, oferecendo banho de mar assistido e atividades recreativas para crianças com deficiência na arena do projeto Praia sem Barreiras, na Praia de Boa Viagem.

EMPULSEIRAMENTO
Na manhã do sábado (21), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos vai distribuir pulseiras de identificação para as crianças que estiverem na Praia do Pina, para prevenir o desaparecimento. O objetivo da ação de empulseiramento é estimular os pais a colocarem as pulseiras com nome e telefone dos responsáveis sempre que forem com os filhos para locais de grande circulação de pessoas, para facilitar a localização dos pequenos, caso se percam. A atividade promovida pela Gerência da Criança e do Adolescente do Recife conta com o apoio da Secretaria da Defesa Social de Pernambuco (SDS) e do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA). Ações de empulseiramento como esta já foram realizadas na Praia de Boa Viagem, no carnaval, no Sítio da Trindade durante o período junino, no Parque da Jaqueira, entre outros.

SEMINÁRIO
A programação do Mês das Crianças só se encerra no dia 31 de outubro, com o Seminário Internacional Itinerante da Primeira Infância e Cultura da Paz, no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções, em Olinda. As palestras serão ministradas por nomes de peso na área da primeira infância, como o professor Vital Didonet, que é assessor legislativo da Rede Nacional da Primeira Infância; a psicóloga e professora Jaqueline Wendland, que ensina na Universidade Paris Descartes; a psicóloga e professora Sandra Cabral, da Universidade Federal Fluminense, e o pediatra e neonatologista Laurista Corrêa, do Distrito Federal. Em paralelo, na área externa do Teatro Beberibe, haverá a exposição “Infância e paz: laços afetivos na primeira infância”, produzida pela Comissão da Primeira Infância e Cultura da Paz do Senado Federal.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL