Diario de Pernambuco
Busca
Sábado HC faz mutirão de prevenção à cegueira com exames oftalmológicos

Publicado em: 17/10/2017 10:06 Atualizado em: 17/10/2017 10:15

O Serviço de Oftalmologia do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza no próximo sábado, das 8h às 14h, mais uma edição do Mutirão de Prevenção à Cegueira, com exames oftalmológicos. A ação é aberta a qualquer pessoa acima de 40 anos, momento em que risco de incidência do glaucoma aumenta.

"Em idades mais avançadas, aparecem a catarata e a degeneração macular. Nos pacientes portadores de diabetes, o exame do fundo de olho é sempre da maior importância", explica a chefe do Serviço de Oftalmologia do HC, Maria Isabel Lynch, que lembra a importância de as pessoas chegarem até as 12h.

Serão realizados exames de pressão de olho (tonometria) e fundo de olho (fundoscopia ou oftalmoscopia), além da biomicroscopia, com o objetivo de detectar enfermidades como catarata, glaucoma e retinopatia diabética.

Maria Isabel Lynch ressalta a importância de exames deste tipo periodicamente para a manutenção da saúde ocular. "Essas doenças são importantes causas da cegueira, por isso, fazer o diagnóstico cedo é a melhor forma de prevenir maiores prejuízos", afirmou.

A ação é aberta a qualquer pessoa acima de 40 anos, momento em que risco de incidência do glaucoma aumenta. "Em idades mais avançadas, aparecem a catarata e a degeneração macular. Nos pacientes portadores de diabetes, o exame do fundo de olho é sempre da maior importância", conclui.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL