Diario de Pernambuco
Busca
Diario urbano Falta de leitos aparece em todas as listas do sistema público de saúde

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 24/10/2017 07:49 Atualizado em:

A falta de leitos aparece em todas as listas quando se trata de problemas do sistema público de saúde. Para suprir a ausência, macas de ambulâncias vêm sendo retidas em hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Sem as macas a prestação de socorro fica comprometida. Denúncia do Conselho Regional de Medicina (Cremepe) ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) afirma que somente 11 das 120 macas tombadas em nome do Corpo de Bombeiros se encontram em poder da corporação. Desse total, 25 estariam em quatro hospitais da Região Metropolitana  do Recife. Mais da metade, 14, se encontrariam no Hospital da Restauração e seis no Hospital Getúlio Vargas. Situação preocupante também enfrenta, conforme a denúncia, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A estimativa é que cerca de vinte macas do Samu sejam retidas diariamente. Fora da função original, geralmente estacionadas em corredores superlotados das unidades de saúde, as macas cobrem um santo e descobrem outro, quando deveriam ser caminho para salvar vidas em risco. Ilustram a precarização do serviço de saúde.

 

Perigo no Centro
Virou depósito de lâmpadas queimadas o que sobrou do tronco de um flamboyant da Rua da Aurora, próximo à Ponte da Boa Vista, no Centro do Recife. Era possível contar ontem à tarde mais de dez fluorescentes tubulares. Muitas estavam quebradas.

Resíduo de lojas
Os despejos irregulares das fluorescentes acontecem à noite. Da última vez, no fim de semana,  bastou o expediente comercial terminar para alguém sair de uma loja com as mãos cheias de lâmpadas. Fluorescentes quebraram ao serem jogadas no chão.

Coletores públicos
Moradores de Pau Amarelo, em Paulista, imaginam o dia em que coletores de lixo forem colocados nas ruas da comunidade. Talvez assim vizinhos e comerciantes “mal educados” deixem de jogar entulhos nas vias públicas e a quantidade de ratos diminua.

Rua dos cães
Na Ilha do Leite, a Rua Senador José Henrique  é a rua dos cachorros. Três animais bem alimentados dormem tranquilamente a qualquer hora dia. Não mexem com ninguém. E  abrem os olhos somente quando alguém assobia ou passa rápido por eles.

Plantão revisto
A população reclamou, os médicos se queixaram e o plantão pediátrico do Hospital e Maternidade de Abreu e Lima, deve voltar ao antigo formato. A unidade terá o segundo pediatra, mas somente a partir do início de janeiro do próximo ano.

Criança acompanhada
É fácil compreender as queixas da população e dos médicos por ter o plantão do Hospital e Maternidade de Abreu e Lima apenas um pediatra. Havendo necessidade de remoção de uma criança, o pediatra terá que acompanhá-la, ficando o plantão descoberto.

Pão francês
O que for arrecadado hoje com a venda de pão francês nas 17 lojas do Arco Mix, na Região Metropolitana, será doado à oncologia pediátrica do Imip. Não podendo ir a uma loja, pode-se comprar um ticket equivalente aos pães nos quiosques da Fundação Alice Figueira.

Semana Nacional
Começa hoje no Campus Recife do IFPE a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Palestras, mesas-redondas, exposições e minicursos serão realizados até quinta-feira, com o tema A matemática está em tudo. Há programação em outros seis campi no estado.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL