Diario de Pernambuco
Busca
Meio ambiente Somente 60,5% das árvores ficam perto de domicílios no Recife A prefeitura vai plantar 220 mudas ao longo da ciclovia Camilo Simões com o intuito de reduzir a emissão de carbono na cidade

Por: Tatiana Ferreira - Diario de Pernambuco

Publicado em: 22/09/2017 08:06 Atualizado em:

Recife está longe, ainda, de ser uma das cidades mais arborizadas do Brasil. Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 60,5% das árvores da cidade ficam perto dos domicílios. Só que o Dia da Árvore, comemorado na última quinta-feira, no dia 21, reacendeu a preocupação em tornar a cidade mais verde. E, visto o calor, com mais sombras.

De 2013 até agosto deste ano, 50 mil árvores foram plantadas nas áreas públicas do Recife. É o que mostra o balanço da Secretaria de Meio Ambiente. No entanto, segundo o responsável pela pasta, Bruno Schwambach, o poder público já está encaminhando um projeto que pretende cultivar mais três mil mudas até o fim de 2017. Mas ainda deverão haver outros.

Para iniciar o plano que visa reduzir a emissão de carbono, 202 mudas serão plantadas ao longo da ciclovia Camilo Simões - que liga o bairro do Recife até a Fábrica Tacaruna. Para isso, um convênio foi firmado entre a Prefeitura da Cidade do Recife e a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Estado nesta manhã.

E para que, daqui a 20 anos, a cidade tenha outra cara, o governo está apelando aos moradores. A fim de ajudar na hora de cuidar, regar e manter as pequenas plantas, a secretaria espera que a sociedade colabore com consciência. Ou seja, além de preservar, se sentir parte da arborização.

Além da ação na ciclovia, uma compensação também foi feita no bairro do Pina nesta manhã. O que significa que, por causa da construção de um empreendimento no local, a corporação terá que replantar em dobro ao número de árvores que serão derrubadas. Também foram cultivadas 25 mudas. Mas ainda se espera que mais 19 sejam complementadas.

Com esse exemplo, o gestor salientou o compromisso de replantar quando for preciso “erradicar” uma árvore. E os motivos para isso, de acordo com Schwambach, é a planta estar doente – mediante um laudo; ou que tenha sido plantada sem estudo prévio. Por exemplo, como a vegetação urbana existente hoje foi plantada há muitos anos, muitas árvores não são compatíveis com as calçadas, não são proporcionais com a altura da fiação elétrica, entre outras causas.

"Sabemos que incomoda a derrubada das árvores, mas tudo tem um ciclo de vida e também vive em condições irregulares. Afinal, quando uma árvore cai, os danos podem ser muito maiores", pontuou o secretário. Àqueles que se interessarem em deixar a frente da casa mais bonita e tomar a iniciativa de deixar a rua mais arborizada, a Emlurb doa muda de plantas adequadas ao local.

O contato para adotar uma muda é 156. Mas, em breve, o secretário comunicou que está sendo desenvolvido um aplicativo. "Com ele, se tornará mais fácil o acesso e, possivelmente, mais pessoas vão aderir a ter uma árvore na calçada de casa", informou.

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) informa que realiza de maneira contínua uma série de ações de manutenção preventiva nas árvores que estão localizadas nos principais corredores da cidade. Os serviços são executados nos finais de semana, paralelamente ao trabalho regular de manutenção que acontece em todos os bairros da cidade, nos dias úteis. As iniciativas buscam garantir a saúde das árvores e a segurança da população que trafega pelas áreas, sobretudo no período de inverno. O acompanhamento do estado físico e fitossanitário das árvores é feito constantemente por técnicos especializados.
 
De janeiro até junho deste ano, a Emlurb já realizou mais de 18 mil ações de manutenção na arborização da cidade do Recife. Os trabalhos incluem podas, limpezas de palhas de coqueiros e palmeiras e erradicações. Estas últimas contabilizaram 215 unidades no primeiro semestre desse ano e só acontecem quando as plantas apresentam risco de queda e não há nenhum tratamento possível para salvá-la. No entanto, a compensação ambiental é sempre realizada com o plantio de, pelo menos, duas árvores para uma que é erradicada.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL