Campanha Semana Nacional do Trânsito visa futuros motoristas Meta é educar novas gerações com programação voltada para escolas e concurso de redação para estudantes

Publicado em: 19/09/2017 08:29 Atualizado em:

Os futuros motoristas são o principal foco da 17ª Semana Nacional do Trânsito, aberta ontem, em Pernambuco, pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE). A programação inclui ações em escolas das redes públicas municipal e estadual, e unidades particulares, além de intervenções nas avenidas da cidade para conscientizar os condutores sobre as normas do trânsito. “Investir nos futuros motoristas fará com que, daqui a 10 anos, Recife tenha mais paz nas ruas”, ressaltou o presidente do departamento, Charles Ribeiro.

A abertura do evento aconteceu no Centro Educacional de Trânsito da Honda, no bairro de Areias, com palestra do digital influencer do Manual do mundo, Iberê Thenório, que falou sobre “Mídias sociais e educação de trânsito”. O instrutor Carlos Augusto Elias, criador do Manual do trânsito, debateu sobre os desafios de falar com os jovens sobre educação no trânsito através das redes sociais.

O Manual é um canal do YouTube com conteúdo educativo sobre as normas. Para o criador da plataforma, o propósito é ensinar de forma divertida e didática um assunto que muitas vezes é tido como chato e até esquecido. “A maioria dos acidentes que acontecem são causados por motivos comportamentais. Ou seja, se o motorista tivesse feito a escolha de não ingerir bebida alcoólica ou não ultrapassar a velocidade permitida não haveria tantas mortes”, comentou Elias.

Hoje e amanhã, acontece a 17ª Feira de Educação do Trânsito do Detran-PE. Será um momento para estudantes, no Pátio de Eventos da cidade de Itapissuma, no horário das 10h às 16h. Na quinta e na sexta-feira, a feira chegará à Praça do Carmo, em Olinda, das 8h às 16h. Haverá também exposição na sexta-feira, das 9h às 17h, no Compaz do Alto Santa Terezinha, na Zona Norte do Recife. Um concurso de redação foi lançado nas escolas e oferece um prêmio de R$ 2 mil ao vencedor.

Já nos últimos dias da campanha, sábado e domingo, uma minicidade com circuito de moto será instalada no Parque da Jaqueira. A operação será uma parceria com a Honda e o público poderá participar entre as 10h e 16h.

Em 2015 foram registradas duas mil mortes em acidentes no Grande Recife. Para Charles Ribeiro, a redução de 35% de mortes em 2016 simboliza os frutos colhidos pelas campanhas educativas. No estado inteiro, o recuo foi de 20%. “Isso representa uma economia para o estado que, ao invés de gastar com os acidentados, pode reverter em segurança”, anunciou.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL