Diario de Pernambuco
Busca
RECIFE Polícia investiga envolvimento de funcionário da Compesa em furtos de água feitos por bares da Zona Sul As ligações clandestinas foram descobertas na última terça-feira

Por: Thamires Oliveira

Publicado em: 11/09/2017 19:31 Atualizado em:

Identificação dos furtos de água aconteceram na última semana. Foto: Compesa/Divulgação (Identificação dos furtos de água aconteceram na última semana. Foto: Compesa/Divulgação)
Identificação dos furtos de água aconteceram na última semana. Foto: Compesa/Divulgação
A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) investiga a participação de um funcionário da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) no furto de água identificado nos restaurantes Caldinho do Neném e Barraco Gastronômico, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. Segundo a perito criminal Frederico Maranhão, o tipo de ligação feita requer um profissional experiente e que conheça bem o sistema de tubulação subterrâneo.

As ligações clandestinas foram descobertas na última terça-feira (05) após suspeita da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), que acionou a PCPE e o Instituto de Criminalística (IC). O dono de um dos restaurantes, o Caldinho do Neném, já havia sido autuado em flagrante no mês de agosto por furto de energia elétrica.

Os canos instalados para o furto de água ligavam a tubulação da Compesa para o interior dos imóveis sem passar pelo hidrômetro, relógio utilizado para medir o uso da água. No Caldinho do Neném, a água ia direto para o sistema de abastecimento do restaurante. Já no Barraco Gastronômico, a água era encaminhada para uma cisterna. “Chama atenção o tipo de ligação que saia do cano mestre da Compesa até o imóvel, por debaixo do asfalto. Geralmente quem faz isso é a Compesa”, explicou o perito criminal Frederico Maranhão. “Além disso, no mínimo um eletrotécnico experiente poderia fazer uma ligação dentro do medidor como foi encontrado. Se não fosse bem feito, poderia até pegar fogo”, ressaltou.

Os proprietários não foram encontrados no dia da fiscalização e deverão prestar depoimento na manhã de hoje. “Não sabemos ainda quem é o proprietário do Barraco Gastronômico, mas sabemos que os dois estabelecimentos são do mesmo grupo de proprietários”, afirmou a delegada Beatriz Leite, da Delegacia de Boa Viagem. 

A Polícia Civil investiga também outras irregularidades no registro do Caldinho do Neném. No mês de agosto, após identificar um “gato’ na energia elétrica, o proprietário legal do estabelecimento, Jocelino Feliciano da Silva, 44 anos, foi autuado em flagrante por furto qualificado e liberado na audiência de custódia após o pagamento de R,5 mil de fiança.

O que chama a atenção da PCPE é que o estabelecimento esteja registrado no nome de outra pessoa, porém seja comandado por Auri Mendes Bezerra da Silva, 42 anos, conhecido como Neném. “Quando nós fomos para lá, acreditávamos que o estabelecimento pertencia ao Neném. Ele é conhecido, participa de um programa de rádio semanalmente e todo mundo o reconhece como sendo o dono do Caldinho do Neném”, afirmou a delegada. “Vamos investigar o porque o estabelecimento está no nome de outra pessoa, se realmente houve uma venda ou se ele funciona como administrador, mas isso será o próximo passo”, concluiu.

Por meio de nota a Compesa informou que apesar de estarem funcionando normalmente, os dois estabelecimentos constam como clientes com água cortada. Por conta disso, as multas serão aplicadas baseadas na tarifa de esgoto, mas a companhia não divulgou valores. “O furto estava prejudicando o abastecimento de água dos moradores da região, onde estão localizadas comunidades carentes, como a Beira-Rio e do Bode”, afirma a nota.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL