Arte urbana Encontro de grafiteiros estampa muro do Cabanga neste domingo A programação faz parte da sexta edição do Encontro Internacional de Artes Pão e Tinta, que acontece há quatro dias na Comunidade do Bode

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 10/09/2017 10:00 Atualizado em: 10/09/2017 11:10

A expectativa é de receber até mil participantes e visitantes, já que o evento será aberto ao público das 9h às 21h.
Foto: Divulgação/PCR. (A expectativa é de receber até mil participantes e visitantes, já que o evento será aberto ao público das 9h às 21h.
Foto: Divulgação/PCR.)
A expectativa é de receber até mil participantes e visitantes, já que o evento será aberto ao público das 9h às 21h. Foto: Divulgação/PCR.

Uma galeria de arte ao ar livre será criada por 60 artistas no próximo domingo, no Parque Paulo Guerra, em frente ao Cabanga Iate Clube. A partir das 9h, começam as intervenções com o encontro de grafiteiros e grupos de música e poesia que segue até às 21h. A programação faz parte da sexta edição do Encontro Internacional de Artes Pão e Tinta, que acontece há quatro dias na Comunidade do Bode.

O evento de grafite é organizado pelo Coletivo Pão e Tinta e esse ano se une ao Colorindo o Recife, criado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, que incentiva a arte urbana e ocorre desde 2014 e realizou intervenções artísticas em mais de 16 muros. Ao todo, participam 30 artistas do Recife e outros 30 vindos de nove estados brasileiros e de países como Chile, Argentina, Itália e França. Eles foram selecionados a partir de uma curadoria.

Participam do evento 30 artistas do Recife e outros 30 vindos de nove estados brasileiros e de países como Chile, Argentina, Itália e França.
Foto: Reprodução/Coletivo Pão e Tinta. (Participam do evento 30 artistas do Recife e outros 30 vindos de nove estados brasileiros e de países como Chile, Argentina, Itália e França.
Foto: Reprodução/Coletivo Pão e Tinta.)
Participam do evento 30 artistas do Recife e outros 30 vindos de nove estados brasileiros e de países como Chile, Argentina, Itália e França. Foto: Reprodução/Coletivo Pão e Tinta.

O encontro de artes envolveu os moradores da comunidade do Bode, que participaram de oficina de grafite, mutirões de ações sociais, como corte de cabelo, apresentação de dança de rua, atividades na biblioteca comunitária. Outro destaque da programação é o cine debate, que promove uma roda de diálogo sobre a resistência cultural e exibe filmes criados por coletivos de arte do Recife. O Coletivo existe há sete anos e realiza cerca de três eventos de grande porte por ano.

A expectativa é de receber até mil participantes e visitantes, já que o evento será aberto ao público. "Sentimos a necessidade de ocupar alguns espaços com o grafite e revitalizar esses lugares da comunidade. Então juntamos grafiteiros para deixar sua marca e cada um poderá se expressar da sua maneira. O mais importante é a interação que acontece entre os artistas e a comunidade. Isso reflete no nosso dia a dia", comenta o fundador do Coletivo Pão e Tinta e organizador do evento, Stilo Santos.

Serviço
6º Encontro Internacional de Artes Pão e Tinta
Dia: 10/09
Hora: das 9h às 21h
Local: Parque Paulo Guerra, em frente ao Cabanga Iate Clube
Aberto ao público


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL