Túnel Comunidade do Pocotó se reúne com Prefeitura do Recife

Publicado em: 19/09/2017 08:34 Atualizado em: 19/09/2017 09:38

Comunidade Pocotó, no Túnel Augusto Lucena. Foto: Julio Jacobina/DP
Comunidade Pocotó, no Túnel Augusto Lucena. Foto: Julio Jacobina/DP

Representantes das famílias que ocupam o Túnel Augusto Lucena, em Boa Viagem, têm nesta terça-feira uma reunião marcada com a Prefeitura do Recife. O objetivo é negociar uma solução para os moradores da comunidade do Pocotó, que podem ser removidos a qualquer momento do local e alegam não ter outra alternativa de moradia.


Na quinta-feira passada, a comunidade realizou um protesto contra a ação de desocupação. A manifestação aconteceu na descida do túnel. Pneus e pedaços de madeira queimados interditaram o tráfego na Rua Ernesto de Paula Santos, na descida do viaduto Tancredo Neves. O ato foi encerrado antes das 8h.

Naquele dia terminava o prazo dado pela Justiça para que a Comunidade Pocotó deixasse o local. A retirada foi pedida à Justiça pela prefeitura que aponta que a presença das casas pode representar riscos ao túnel. As 40 famílias ainda não sabem para onde ir e temem viver na rua. Os moradores alegaram que a prefeitura teria negociado a transferência das famílias para uma área ao lado o Rio Jordão, onde dunciona uma sementeira. Dois barracos chegaram a ser levantados no local, mas foram demolidos.

A Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife (Dircon) informou, por meio de nota, que realizou a retirada de  uma nova invasão na Avenida Desembargador José Neves, ao lado do Túnel Augusto Lucena onde funcionava a Sementeira de Seu Biu. Segundo a assessoria de comunicação, não houve nenhum encaminhamento por parte da Prefeitura do Recife para que os moradores da Comunidade do Pocotó se mudassem para o local. Foram retirados quatro barracos de madeira e algumas demarcações, com o apoio da Polícia Militar. Ainda não se pronunciaram sobre a sementeira se mudar para outro endereço.

Em nota, a prefeitura acrescentou que a Secretaria de Infraestrutura e Habitação e a Secretaria de Saneamento do Recife executam, atualmente, obras de conclusão de 1.293 moradias em 10 conjuntos habitacionais com novo padrão de qualidade, nas zonas Norte, Sul e Oeste, além da região central. Ainda segundo o documento, na atual gestão foram entregues 12 conjuntos com 1.346 unidades.

 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL