Diario de Pernambuco
Busca
EduExpo EduExpo abre as portas para lembrar que, antes de estudar no exterior, é preciso pesquisar Feira reuniu representantes de consulados, embaixadas e instituições de diversos países para auxiliar futuros intercambistas

Por: Rosália Vasconcelos

Publicado em: 19/09/2017 20:53 Atualizado em: 19/09/2017 21:21

Para auxiliar os futuros intercambistas, foi realizada nesta terça-feira, a EduExpo, a maior feira de intercâmbio do mundo. Foto: Nando Chiappetta/DP (Para auxiliar os futuros intercambistas, foi realizada nesta terça-feira, a EduExpo, a maior feira de intercâmbio do mundo. Foto: Nando Chiappetta/DP)
Para auxiliar os futuros intercambistas, foi realizada nesta terça-feira, a EduExpo, a maior feira de intercâmbio do mundo. Foto: Nando Chiappetta/DP


Estudar fora do país requer muita pesquisa para evitar gastos desnecessários e sonhos frustrados. É preciso saber qual curso no exterior atende melhor seus objetivos, quais são as exigências de cada tipo de visto, como funcionam as instituições de ensino, qual o custo de vida de cada país, como funciona a cultura local, entre outras informações imprescindíveis. Para auxiliar os futuros intercambistas, foi realizada nesta terça-feira (19), no Shopping RioMar, a EduExpo, a maior feira de intercâmbio do mundo.

O evento gratuito reuniu diretores de escolas de idiomas, representantes de instituições de graduação, colegial, pós-graduação, mestrado, doutado, MBA e cursos técnicos. A universitária Letícia Câmara, 24 anos, sabe que precisa sair do Brasil para se especializar em sua área de atuação profissional, engenharia mecânica. Mas ainda não tem ideia por onde começar. Aproveitou para visitar os estandes da feira.

“O mercado na área de engenharia está muito barato e pretendo fazer uma pós graduação no exterior. Ainda não organizei nada, mas já tenho inglês avançado. Vim aqui conhecer melhor as opções”, contou Letícia.

Os países mais procurados para estudos no exterior são Canadá, Irlanda e Austrália. Mas também participaram do evento representantes das embaixadas e consulados da Grã-Bretanha, Alemanha, França, Holanda e Espanha.

O evento gratuito reuniu diretores de escolas de idiomas, representantes de instituições de graduação, colegial, pós-graduação, mestrado, doutado, MBA e cursos técnicos. Foto: Nando Chiappetta/DP (O evento gratuito reuniu diretores de escolas de idiomas, representantes de instituições de graduação, colegial, pós-graduação, mestrado, doutado, MBA e cursos técnicos. Foto: Nando Chiappetta/DP)
O evento gratuito reuniu diretores de escolas de idiomas, representantes de instituições de graduação, colegial, pós-graduação, mestrado, doutado, MBA e cursos técnicos. Foto: Nando Chiappetta/DP


O supervisor de elétrica, Givaldo Santos, 39 anos, pretende fazer um curso de línguas para alavancar sua carreira. “Já venho pesquisando e acredito que vou para o Canadá. Mas é importante avaliar outras opções, tirar dúvidas e obter informações que nem sempre são fáceis de conseguir”, disse.
Os visitantes da EduExpo também puderam assistir a algum dos sete seminários sobre educação e imigração em diversos países. A consultora de imigração do Canadá, Jane Desmond, falou sobre as possibilidades para emigrar e viver no país.

“Essa feira provê oportunidades excepcionais, porque muitas instituições estão juntas. E você pode estar pesquisando sobre a melhor maneira de ir para o Canadá, para obter uma educação em alguma das melhores universidades do mundo. Isso possível através de uma análise do perfil do candidato e qual escola ele quer”, explicou a consultora.

Na última edição da feira,em março deste ano, 19,8 mil estudantes participaram da EduExpo no Brasil. Na edição desta terça (19), cerca de 3,1 mil interessados visitaram o evento. A feira é realizada duas vezes por ano em 37 cidades da América Latina, Europa, Ásia e África.
 

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL