Diario urbano Violência interfere no transporte público

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 16/08/2017 07:39 Atualizado em:

Segurança pública não é um problema do transporte público. A frase é do especialista em mobilidade Germano Travassos. E peço licença a ele para dizer que não deveria ser, mas na prática interfere. E quem poderia optar pelo transporte de massa tem receio de fazê-lo. Para os que usam o sistema por falta de opção não veem a hora de sair. É o que vem ocorrendo com o metrô, por exemplo, que teve a chance de se tornar uma alternativa de integração com o carro, principalmente na Linha Sul, mas hoje não parece ser tão atraente por causa dos assaltos recorrente nos trens e nas plataformas.
Não é diferente do que ocorre no transporte por ônibus. Os números de assaltos registrados na Região Metropolitana do Recife, no período de janeiro até 15 de agosto, ultrapassaram a quantidade de casos ocorridos durante todo o ano de 2016. Os dados são do Sindicato dos Rodoviários e apontam para 2,5 mil ocorrências. Já presenciei mais de uma vez blitz nos ônibus pela Polícia Militar na Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, no horário noturno. Mas não há como a polícia estar em todos os lugares. Por isso, acredito que a segurança tem que passar a integrar as políticas de mobilidade e o estado e os empresários do setor têm que enfrentar juntos o problema. 

 

Pela cultura de paz
Caruaru passa a ter um Núcleo de Políticas de Prevenção à Violência e à Criminalidade (NPVC). O objetivo é articular e integrar ações em rede para o desenvolvimento do Plano Municipal Juntos Pela Segurança. A rede é formada pelas secretarias de Ordem Pública, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Saúde e das Mulheres. O núcleo foi criado, ontem, por decreto municipal.

Por uma causa justa
O arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, pediu apoio ao prefeito de Paulista, Junior Matuto, para o Lar Santa Rita de Cássia, localizado entre as comunidades de Riacho da Prata e Jaguarana. O abrigo atende atende a 54 idosos e corre o risco de fechar as portas. O prefeito pediu ao jurídico uma forma de viabilizar uma parceria com a instituição.

Com amor e com afeto
Voluntários do projeto Amor Cura vão visitar hoje pacientes do Hospital das Clínicas. Eles vão entregar kits especiais pelo Dia dos Pais, que já passou, mas solidariedade não tem prazo. O projeto foi desenvolvido nos Estados Unidos, em 2013, e o principal objetivo é distribuir amor e afeto para pacientes com câncer.  Os interessados em se tornar voluntários entrem em contato pelo: 3421-4747.

O acervo azulejar
A arquiteta Sylvia Tigre, autora do livro O azulejo na arqutetura civil de Pernambuco Século 19, fará hoje uma palestra no Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães (Mamam), na Rua da Aurora, 265. Quem quiser conhecer um pouco sobre o universo da azulejaria pernambucana a palestra começa a partir das 14h e é aberta ao público. 

 

Patrimônio de Olinda
Na próxima sexta-feira será realizada uma audiência pública no plenário da Câmara dos Vereadores de Olinda para discutir sobre a Cidade Patrimônio e estado de preservação dos monumentos.  Também será debatida a criação de um modal de transporte público voltado para todo o Sitio Histórico.

Cidadania nos Coelhos
A Casa do Frei Francisco, ligada ao Instituto Dom Helder Câmara, no bairro dos Coelhos, recebe nesta sexta-feira uma ação de saúde e cidadania. O evento será realizado pelo Projeto Colmeia Comunidade, do Sesc. Serão oferecidos, das 8h às 16h, serviços como aferição de pressão, teste rápido de colesterol, vacinação, corte de cabelo  e emissão da Carteira de Identidade. 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL