Diario de Pernambuco
Busca
Sábado Mutirão para a população em situação de rua marca dia de luta por Abrigo Noturno ONGs e movimentos realizam ação na Praça do Arsenal para cobrar resposta do governo Coletivo de Ongs e movimentos realizam ação na Praça do Arsenal para cobrar resposta do governo

Publicado em: 16/08/2017 11:59 Atualizado em: 16/08/2017 12:13

Na manhã deste sábado, o coletivo Unificados pelas Pessoas em Situação de Rua, formado por diversas ONGs, grupos informais, igrejas e movimentos realizam um mutirão na Praça do Arsenal, no Recife Antigo, para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social. Serão oferecidos atendimento médico, odontológico e estético, será servido um café da manhã e representantes das Defensorias Públicas da União e do Estado e órgãos responsáveis farão orientações e emissão ou regularização de documentos.

A atividade vai acontecer das 9h às 14h, para marcar o Dia Nacional de Luta do Povo e para cobrar uma resposta do governo sobre a criação de um abrigo noturno para moradores de rua no Recife. Durante a ação, os voluntáriso farão uma performance, deitando-se por um minuto no chão para chamar a atenção para a proposta. 

Segundo dados coletados em 2014 pelo Serviço Especializado em Abordagem Social, existem mais de duas mil pessoas em situação de rua no Recife, 770 dessas demandam acolhimento em abrigo, sendo a grande maioria do sexo masculino, em fase adulta e produtiva, desenvolvendo alguma atividade remunerada durante o dia.

A construção do Abrigo Noturno, com equipamentos separados para pessoas do sexo masculino e feminino, está prevista no Plano Municipal de Atendimento a PSR, que até hoje não foi ratificado na Câmara de Vereadores do Recife para se tornar lei. O projeto do Abrigo Noturno foi realizado em conjunto com a Sociedade Civil, porém não tem força vinculatória, já que ainda não se tornou lei.

No ano passado, juntamente com o Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC), o coletivo auxiliou no detalhamento do projeto, que não evoluiu por falta de verba na secretaria responsável pela autarquia. Com a extinção do IASC, o grupo teme que o projeto caia no esquecimento, uma vez que a gestão municipal até o momento não alocou verba para a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude e Direitos Humanos, que assumiu essas atribuições.


O coletivo Unificados pelas Pessoas em Situação de Rua é formado por 20 instituições, das quais apoiam o ato: a Casa da Rocha, a Pastoral do Povo de Rua, o Movimento Seja a Mudança, os Samaritanos, o Renova-te, a Ronda Noturna da Unicap, o Recife do Bem, a Rede Fazer o Bem, o Projeto Dragão, o PROSOL, o Instituto Humanitas (Unicap), o Instituto Amigos da Rua (IAR) e o Pão Nosso de Cada Noite, que vem desde 2016 tentando interlocução com o governo para tornar o abrigo noturno realidade.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL