Diario de Pernambuco
Busca
Segurança MPPE recomenda fechamento de unidades de saúde dos presídios nos fins de semana

Publicado em: 15/08/2017 12:00 Atualizado em:

A Promotoria da Vara de Execuções Penais, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), recomendou que o governo feche as unidades de saúde instaladas nos presídios durante os finais de semana. A recomendação foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira. O MPPE também recomenda que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionem apenas quando houver profissional da área fazendo atendimento, ou seja, no horário ambulatorial, das 8h às 17h.

 
Para o promotor Marcellus Ugiette a medida precisa ser tomada para evitar casos de violência. Em 26 de junho deste ano, um presidiário morreu durante uma tentativa de fuga iniciada na enfermaria de uma das unidades do Complexo do Curado, na Zona Oeste do Recife.

Durante reuniões sobre as condições de trabalho nessas unidades,  profissionais e saúde relataram fragilidade na segurança e medo, com presos vivendo nas enfermarias e sendo "medicados" por outros detentos. Diante da dificuldade de reestruturação imediata dos locais de atendimento, o órgão decidiu pelo fechamento parcial das unidades no Complexo do Curado, Penitenciárias Barreto Campelo e Agroindustrial São João, em Itamaracá, Centro de Triagem de Abreu e Lima (Cotel), além dos Presídios de Igarassu, Vitória de Santo Antão e Palmares e nas unidades femininas.

Já nas unidades do Curado, deverão ser disponibilizados ou alocados dois agentes penitenciários para dar garantia aos profissionais de saúde durante os atendimentos.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL