Diario de Pernambuco
Busca
JUSTIÇA MPF obtém condenação de ex-prefeitos de Pombos Condenações foram consequências de obras pagas com recursos do Incra e recebidas em desrespeito às especificações técnicas contratadas

Publicado em: 25/08/2017 21:01 Atualizado em:

Ex-prefeitos do município de Pombos, situado a 57 quilômetros do Recife, na Zona da Mata pernambucana, Josuel Vicente Lins, 58 anos, e Cleide Jane Sudário Oliveira foram condenados pela Justiça Federal por atos de improbidade administrativa. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pelo Ministério Público Federal em Pernambuco (MPF-PE) e o responsável pelo caso é o procurador da República Rodrigo Tenório.

Segundo o MPF-PE, os ex-prefeitos foram acusados por prática de irregularidades na gestão de recursos referentes a dois convênios firmados, em 2006, com o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para a recuperação de estradas vicinais e construção de bueiros e pontilhões. Josuel Vicente Lins efetivou o pagamento da obra mesmo estanbdo em desconformidade com as especificações técnicas.

O MPF-PE acrescentou que na época das visitas técnicas do Incra, a então prefeita Cleide Jane Sudário aceitou a entrega da obra sem que a empresa responsável pelo serviço tivesse recuperado ou reconstruído o que havia sido questionado no relatório de fiscalização da autarquia. Não foi informado o nome da empresa que entregou a obra em desconformidade.

A Justiça Federal condenou Josuel Vicente Lins a ressarcir ao Incra o prejuízo causado, além de pagamento de multa no mesmo valor, além de ter suspensos seus direitos políticos e ser proibido de contratar com o poder público por cinco anos. Cleide Jane Sudário foi condenada ao pagamento de multa no valor do dano causado. Os valores não foram informados pelo MPF-PE. 
Josuel Vicente Lins voltou a ser candidato a prefeito de Pombos em 2016 pelo PSDB, numa coligação com o PMDB e PMN, chegando a ancançar 42,73% dos votos válidos. Cleide Jane Sudario Oliveira também saiu candidata em 2016, pelo PR, numa coligação com PRB, PROS, PP e PSD, mas teve a candidatura indeferida. O Diario de Pernambuco enviou e-mails a ambos solicitando um posicionamento que não foi recebido até este momento, podendo ser publicado a qualquer tempo em que sejam fornecidos.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL