RECIFE Jornada de Saúde Mental Infantojuvenil vai traçar linha de cuidados na próxima semana Evento está marcado para segunda e terça

Publicado em: 17/08/2017 18:15 Atualizado em:

Na próxima segunda-feira, tem início à primeira Jornada Intersetorial de Saúde Mental Infantojuvenil. Durante dois dias, o encontro acontecerá no auditório Dom Hélder Câmara, na Escola de Formação de Educadores do Recife – Professor Paulo Freire, 299, no bairro da Madalena, e vai discutir Como a política pública pode produzir cuidado às crianças e jovens marcados pelo desamparo e pela errância diante do laço social precário.

A jornada pretende abordar linhas de cuidado em saúde mental para crianças e adolescentes da capital, construindo, dessa forma, uma política intersetorial efetiva para a área. A Gerência de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, sob a responsabilidade da Referência Técnica Infantojuvenil, implantou, em maio, o Fórum Intersetorial de Saúde Mental Infanto-juvenil, que segue trabalhando em parcerias com outros órgãos, como Ministério Público, Vara da infância, Conselho Tutelar, Conselho Regional de Psicologia e diversas Organizações Não Governamentais. A jornada do fim deste mês, inclusive, é a primeira ação intersetorial desse esforço conjunto.
 
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
 
Segunda-feira - 21/08/2017
8h - Credenciamento
9h - Apresentação cultural (grupo de jovens)
9h30 - Mesa de abertura: “A desinstitucionalização da infância/adolescência e a potência da intersetorialidade e do cuidado em rede”.
10h30 às 12h30 - Mesa de diálogo: “A RAPS Infantojuvenil e o desafio da construção de uma política Intersetorial de cuidado”. Com debate.
14h - Apresentação cultural (grupo de jovens)
14h30 - Mesa de diálogo: “Não falemos deles sem eles: O que os jovens têm a dizer sobre o cuidado em rede”. Com debate.
16h às 18h - Relatos de experiências de integração do cuidado. Com debate.
 
Terça-feira - 22/08/2017
8h30 - Mesa de Diálogo: “A Identificação de risco na 1ª Infância e os desafios da construção de uma rede integrada de cuidado”. Com debate.
10h30 às 12h30 - Mesa de diálogo: “O sofrimento na infância e adolescência: Ressonâncias da atualidade”. Com debate.
14h - Mesa de diálogo: “Vulnerabilidades e internação involuntária e compulsória: uma conversa com os operadores do direito”. Com debate.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL