Boa Viagem Bombeiros retomam busca por homem que sumiu no mar

Publicado em: 21/08/2017 07:58 Atualizado em: 21/08/2017 08:23

Bombeiros retomam busca por homem que sumiu no mar. Foto: Alice de Souza/ DP
Bombeiros retomam busca por homem que sumiu no mar. Foto: Alice de Souza/ DP

Estão sendo retomadas hoje as buscas pelo atendente Eronildos Francisco da Silva, 23 anos, desaparecido na tarde de ontem, no mar da Praia de Boa Viagem. O homem desapareceu depois de entrar no mar com a namorada e outros dois amigos e ser puxado pela correnteza. O incidente aconteceu por volta das 15h, nas imediações da Casa do Brigadeiro e do Hotel Vila Rica. Foram deslocadas equipes do Corpo de Bombeiros, com apoio de jet ski, mergulhadores e helicópteros, mas até o início da noite de ontem Eronildos não tinha sido achado.

A vítima tinha ido para a praia com colegas de trabalho de uma loja de uma rede de fast-food em Casa Forte. Iriam comemorar o aniversário do amigo Alex Ferreira, 24. Eles chegaram à praia no fim da manhã e tinham decidido dar o último mergulho antes de ir embora quando aconteceu o afogamento. A maré estava alta e as ondas fortes. “Eles entraram na água na frente. Estavam a mais ou menos cerca de 50 metros da areia. Quando eu estava entrando, já vi eles pedindo ajuda”, lamentou o aniversariante.

Algumas pessoas que estavam no local tentaram ajudar no resgate. “Ele passou uns cinco minutos pedindo socorro, levantando os braços. Ainda tentei pegar um pedaço de isopor para ajudar, mas era pequeno, muito frágil e não daria conta. O bombeiro demorou a chegar”, lamentou um pescador que preferiu não se identificar.
O Corpo de Bombeiros, que tem um posto nas proximidades, foi acionado por populares. A equipe conseguiu tirar da água Rafaela Michele, 20, namorada de Eronildos, Antônio Gomes, 20, e Neyson Carneiro, 19. “Deslocamos a nossa dupla que fica de prontidão para a ocorrência, mas infelizmente não conseguimos tirá-lo”, detalhou o capitão Lamartine Mello, oficial de operações do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar).

Testemunhas chegaram a dizer que não havia efetivo suficiente dos bombeiros e que a dupla de prontidão não estaria no posto, informações desmentidas pelo capitão. “Temos hoje três embarcações e mais uma lancha para ações de grande porte. Deslocamos oito salva-vidas, duas ambulâncias e motos de resgate para a ocorrência”, detalhou. No fim da tarde, também entrou na operação um helicóptero, mesmo assim o corpo não foi encontrado.
“Ele deve ter sido puxado por uma vala, que se forma pelas correntes marítimas, quando ocorre o movimento de retorno da água”, acrescentou Lamartine Mello. Enquanto os bombeiros faziam as buscas, outras pessoas se arriscavam mergulhando próximo ao local do desapareciemnto. “É importante que as pessoas evitem tomar banho quando o mar estiver agitado, se tiver com a maré alta, e também quando tiverem sob efeito de álcool”, orientou o capitão.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL