Diario de Pernambuco
Busca
Projeto Caçando Estórias Terreiro Axé Talabi recebe temporada de espetáculos

Publicado em: 07/07/2017 11:03 Atualizado em: 07/07/2017 11:33

Foto: Divulgação/Projeto Caçando Estórias (Foto: Divulgação/Projeto Caçando Estórias)
Foto: Divulgação/Projeto Caçando Estórias
O Caçando Estórias, projeto carioca itinerante que realiza espetáculos de contação de lendas e histórias do corpo da mitologia tradicional dos Orixás e da cultura afro-brasileira chega a Pernambuco. A estreia acontece nesta sexta-feira no Terreiro Axé Talabi, tradicional terreiro localizado em Paulista, região metropolitana do Recife, local ao qual será apresentado um ciclo de seis espetáculos, programados para acontecer entre os meses de julho e dezembro deste ano.

O Primeiro espetáculo da temporada pernambucana chama-se “Por que Oxalá usa Ekodidé?”, adaptação livre do itan (conto mítico) de mesmo nome, que trata das relações entre os Orixás, sobretudo entre Oxum e Oxalá. Na história Oxalá, o grande Orixá da vida, rende homenagem a Oxum, venerável mãe suprema, cumprimentando-a com grande respeito e passando a usar uma pena de papagaio conhecida como ekodidé, em sinal ao reconhecimento de seus poderes ancestrais.

Mãe Lú de Iyemojá, atual Iyalorixá do Terreiro Axé Talabi, destaca a importância de atividades como esta poder ser realizada em comunidades de terreiros, que em sua maioria estão localizadas nas periferias, segundo a Iyalorixá, isto é algo fundamental para que possa se garantir o direito de crianças e jovens à cidadania a partir do acesso as artes.

Segundo Kemla Batista, pedagoga com formação em arte terapia, bacharel em teoria da dança pela UFRJ e idealizadora do projeto, as atividades do projeto vem há nove anos direcionadas para o desenvolvimento de processos de mediação artísticas que despertam e provocam, no público, vínculos afetivos de pertencimento e reconhecimento das expressões da cultura dos povos tradicionais de terreiro.

Kemla destaca que a metodologia de construção dos espetáculos se dá a partir de ações multidisciplinares que relacionam não só a contação de histórias, mas também a literatura, a arte-terapia, a dança e a animação de formas.

Serviço:

Espetáculo: “Porque Oxalá usa Ekodidé”
Data: 07 de julho ás 19:00 horas
Local: Terreiro Axé Talabi - Rua Orobó nº257 - Arthur Lundgren I, Paulista

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL