Diario de Pernambuco
Busca
Comunheiro II Polícia divulga resultado de operação que desarticulou quadrilha de fraudadores de licitação Organização criminosa fornecia merenda estragada a seis prefeituras

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 24/07/2017 07:58 Atualizado em: 24/07/2017 09:42

Quadrilha de fraudadores de licitação fornecia merenda estragada a seis prefeituras. Foto: Polícia Civil/ Reprodução
Quadrilha de fraudadores de licitação fornecia merenda estragada a seis prefeituras. Foto: Polícia Civil/ Reprodução

A Polícia Civil de Pernambuco apresenta nesta segunda-feira o resultado da Operação Comunheiro II, deflagrada na sexta-feira passada para desarticular uma quadrilha acusada de fraudes em licitação. O valor do desvio é de, pelo menos, R$ 40 milhões. A entrevista coletiva acontece no auditório da sede operacional da Polícia Civil, na Rua da Aurora.

A quadrilha desarticulada durante a operação é acusada de fornecer alimentos estragados e fora do prazo de validade para a merenda de escolas públicas em Pernambuco. Foi o que informou esta manhã o chefe da Polícia Civil, delegado Joselito do Amaral, durante um balanço parcial dos trabalhos, que prendeu sete dos oito suspeitos procurados por crimes de fraude em licitação e lavagem de dinheiro. Entre os detidos  estão os empresários, servidores e ex-servidores da Câmara de Vereadores de Carpina e da Prefeitura de Buenos Aires.


De acordo com as investigações, os responsáveis por nove empresas ofereciam amostras de boa qualidade às prefeituras, mas distribuiam produtos ruins, com data de validade adulterada. gerando um prejuízo de pelo menos R$ 40 milhões aos cofres públicos das cidades de Recife, São Lourenço da Mata e Itamaracá, na Região Metropolitana e ainda Paudalho, Buenos Aires e Carpina, na Zona da Mata Norte.

Também segundo a polícia, quadrilha combinava as licitações para uma das empresas vencer e ficavam com 15% do total do dinheiro entregue pelo poder público e praticava lavagem de dinheiro com a compra de veículos de luxo.

A operação também cumpriu 26 mandados de busca e apreensão e 12 de condução coercitiva expedidos pela justiça,que determinou ainda o bloqueio de contas bancárias e a decretação judicial da proibição das empresas citadas contratarem com o poder público.

 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL