Diario de Pernambuco
Busca
Padroeira do Recife Fim de semana com ponto alto da Festa de Nossa Senhora do Carmo

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 14/07/2017 08:23 Atualizado em: 14/07/2017 08:40

Fim de semana com ponto alto da Festa de Nossa Senhora do Carmo. Foto: Cecília de Sá Pereira/ DP
Fim de semana com ponto alto da Festa de Nossa Senhora do Carmo. Foto: Cecília de Sá Pereira/ DP

A 321ª edição da Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, tem seu ponto alto neste fim de semana. Os carmelitas do Convento do Carmo, que organizam o evento, esperam um público de três mil pessoas por dia. Na Avenida Dantas Barreto, no bairro de Santo Antônio, já há intervenções viárias e interdições de vagas de motos, táxis e de Zona Azul.

Nesta sexta-feira acontecem as missas a partir das 7h e os novenários a partir das 19h. No sábado, a partir das 18h50, acontece a acolhida da imagem da padroeira e, em seguida, às 19h, será realizada a solenidade de Vésperas Solenes em honra à Santíssima Virgem do Monte Carmelo.

No dia da padroeira do Recife, domingo, 16 de julho, serão realizadas missas de hora em hora, encerrando com a missa campal presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. “Após a missa, seguirá a procissão. O percurso será a Avenida Nossa Senhora do Carmo, Avenida Martins de Barros, Praça da República, Rua do Sol, Avenida Guararapes, Avenida Dantas Barreto, encerrando na Praça do Carmo”, detalhou o Frei Altamiro Tenório, um dos responsáveis pela organização da festa.

Além das comemorações religiosas, o evento inclui a programação profana. Para crianças e jovens, será montado uma estrutura com parque de diversões. Entre as apresentações artísticas, sobem ao palco Padre João Carlos (14), Irah Caldeira (15), Padre Damião Silva (16) e Capim com Mel (16).

"Esta é a maior festa do ordenado do Carmo nos cinco continentes, tanto no novenário quanto no número de fiéis que segue a procissão", ressalta Frei Altamiro. Ele destaca também que o dinheiro arrecadado na festa do ano passado, cerca de R$ 250 mil, foi usado na restauração de um dos seis altares da Basílica do Carmo, o altar de Nossa Senhora da Luz.

TRÂNSITO - Segundo o gerente de trânsito da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Paulo Miguel, dez agentes por turno organizarão o tráfego da vias do entorno, entre os dias 6 e 16 de julho. No dia da procissão, os motoristas devem ficar atentos com as interdições nos cruzamentos da Avenida Dantas Barreto com a Praça da República, Rua Siqueira Campos, Rua Primeiro de Março e Avenida Guararapes", alerta Paulo Miguel. As intervenções viárias serão liberadas na madrugada do dia 17 de julho.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL