Diario de Pernambuco
Busca
MUNDO PET Cães já podem brincar na Arena Estádio construído em São Lourenço da Mata abriga mais uma unidade do Parcão, inaugurada ontem com atividades e feira de adoção

Por: Rosália Rangel - Diario de Pernambuco

Publicado em: 10/07/2017 16:29 Atualizado em:

Espaço foi inaugurado com festa neste domingo. Foto: Ricardo Fernandes/DP (Espaço foi inaugurado com festa neste domingo. Foto: Ricardo Fernandes/DP)
Espaço foi inaugurado com festa neste domingo. Foto: Ricardo Fernandes/DP
A Arena Pernambuco recebeu ontem um “público” diferente. Os novos visitantes foram participar da inauguração do Parcão, um espaço dedicado a animais de estimação. No local, eles podem brincar à vontade em uma área de 500 metros equipada com obstáculos para os pets se exercitarem. O Parcão da Arena, em São Lourenço da Mata, é o primeiro idealizado pelo governo do estado fora do Recife. Outro local destinado aos cães funciona no Parque Santana, em Casa Forte, em uma iniciativa da prefeitura da cidade.

“É muito bom ter um local de lazer aberto para passearmos com os cachorros e junto com outras pessoas que também gostam de animais. Pena que ainda há poucos espaços como esse”, destacou Alexandra Spineli, proprietária de Siba, um husky siberiano de 9 meses de idade, que costuma frequentar o Parcão do Parque Santana.

Na avaliação do secretário estadual de Turismo, Felipe Carreras, a iniciativa da Prefeitura do Recife motivou a criação do Parcão. “É um espaço inovador e que busca integrar ainda mais a Arena de Pernambuco com o público. Esta estrutura será fixa na Praça Sul da Arena, e será mais uma grande atração em todos os Domingos na Arena, projeto que já cativou a população, agradou aos proprietários e os animais”, argumenta.

Além das atividades do Domingo na Arena, o Parcão também agregou outras ações. O projeto Cães Doutores, que está preparando mais uma turma de voluntários para integrar as atividades do grupo, levou Max, Mel e Raio de Sol, de 4 anos, da raça Golden Retriever. O encarregado de obras Edson Batista, que trabalhou na construção da Arena de Pernambuco, tirou várias fotos com os cães doutores, junto com o filho Ewerton Miguel, de 11 meses. “É um espaço onde a gente pode trazer as crianças para se divertir e hoje tem uma atração a mais”, ponderou.

Segundo a coordenadora do projeto, a terapeuta ocupacional Andréa Souza, o Cães Doutores tem 10 anos e é pioneiro no trabalho de auxiliar no tratamento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, são 20 voluntários e 15 cães, de várias raças, no programa. No Recife, eles realizam visitas a pacientes do Hospital Barão de Lucena, Centro de Reabilitação do IMIP, Hospital das Clínicas, Caps Setúbal, Associação Novo Mundo, Instituição Afeto, entre outros.

O projeto prevê realizar a Terapia Assistida por Animais em Pernambuco e promove a humanização da assistência em instituições de saúde. Nas redes sociais, é possível conhecer o trabalho: Cães Doutores (Facebook), @projetocaesdoutores no Instagram e o e-mail é caesdoutores@gmail.com.

Quem visitou a arena também teve a oportunidade de adotar um bichinho de estimação na feira dedicada à adoção de cães e gatos. Até o início da tarde de ontem, 12 cães e dois gatos foram adotados, de um total de 35 animais levados para a feira. No grupo estavam cinco cadelas (Amaryllis, Flor de Liz, Violeta, Acácia e Jasmim)  sem raça definida que foram abandonadas, na comunidade Jardim Massagana, em Piedade, e resgatadas por cuidadoras. “Atualmente, elas vivem em um hotelzinho, mas as despesas são altas”, salientou Goretti Queiroz, do Movimento Defesa Animal de Pernambuco. Todos os animais são castrados e vacinados. Além de atrações infantis (música e teatro), a inauguração do Parcão contou com um pet shop móvel e gincana para os animais.
 


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL