Denúncia Animais em situação de abandono são retirados de imóvel na Encruzilhada Na casa mora senhora despejada de outra residência ma Avenida Norte em 2015, onde foram encontrados mais de cem cachorros nas mesmas condições de maus-tratos

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 13/06/2017 12:00 Atualizado em: 13/06/2017 12:29

Cerca de 25 cães em situação de abandono foram retirados de uma casa na rua Graciliano Ramos, bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife. De acordo com vizinhos e integrantes da ONG Projeto Patinha, no imóvel mora a senhora que foi despejada de outra casa na Avenida Norte no ano de 2015, onde foram encontrados, na ocasião, mais de cem cachorros nas mesmas condições de maus-tratos.

Testemunhas contaram que, no final de semana passado, a proprietária da casa removeu os animais com a informação de que os estaria encaminhando para uma fazenda localizada no interior de Pernambuco. A empresária Luciane Nascimento,  fundadora do Projeto Patinha e integrante da Federação das ONGs de Proteção Animal em Pernambuco (FAOS) cobra um posicionamento da Prefeitura do Recife e do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) que, segundo ela, teriam recebido a nova denúncia de maus tratos há cerca de dois meses.

"Esses animais tinham que ser castrados e microshipados. Tememos que eles não tenham tido um destino correto. As histórias divergem e há relatos sobre a forma violenta com que alguns cachorros aroscos e com medo tenham sido removidos, amarrados, arrastados e transportados sem nenhuma assistência", aponta a defensora, acrescentando que, no mesmo final de semana, seis filhotes teriam sido abandonados em um terreno baldio na esquina da rua do imóvel.

Ainda de acordo com Luciane, a proprietária da casa promoveu una faxina na residência, que estaria muito suja e com forte mal cheiro, fato denunciado pelos vizinhos, que também se queixavam que ouviam "gritos" de sofrimento dos animais com frequência. Segundo a empresária, a situação se agravou na semana passada, após a morte da irmã da dona dos bichos. "Ela é uma senhora com sérios problemas de saúde e de locomoção, não tem a mínima condição de cuidar dos animais. Precisa ser proibida de pegar outros animais, ser encaminhada a uma clínica e deixar essa casa totalmente insalubre. O poder público não fez nada e a história se repetit ", acrescentou.

Em 2015, em outra casa na Avenida Norte, habitado pela mesma senhora, foram encontrados mais de cem cachorros em condições de maus tratos, Foto: Divulgação/ Facebook/ Mascote de Rua
Em 2015, em outra casa na Avenida Norte, habitado pela mesma senhora, foram encontrados mais de cem cachorros em condições de maus tratos, Foto: Divulgação/ Facebook/ Mascote de Rua
 


Em março de 2015, o Centro de Vigilância Animal (CVA) do Recife recolheu os cães abandonados no imóvel localizado na Avenida Norte, bairro da Encruzilhada, Zona Norte da cidade. Dos 135 animais encontrados no local, doze permaneceram com a dona, à revelia. A maioria foi adotada, alguns morreram e cinco ainda aguardam adoção em casas de passagem. "Muitos estavam traumatizados e passaram cerca de um ano em tratamento para poderem ir para um lar", pontua Luciane.

O caso veio à tona quando a inquilina foi despejada. A situação dos animais foi denunciada pelo projeto Mascote de Rua ao MPPE. Em vistoria realizada no local, o Centro de Apoio às Promotorias de Defesa do Meio Ambiente (CAOP - Meio Ambiente) constatou que a "situação encontrada era de extrema gravidade, com cães com sarna, desnutridos, inclusive um cão morto em estado de putrefação, assim como uma cadela que aparentava tumor de mama.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL