Manhã Passeata marca o Dia de Luta Antimanicomial no Recife

Publicado em: 18/05/2017 14:25 Atualizado em: 18/05/2017 15:42

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi lembrado nesta quinta-feira com passeata no Recife. Mais de 300 pessoas, entre familiares, pacientes e profissionais de saúde saíram em caminhada pela via local da Avenida Agamenon Magalhães, bairro do Derby, área central da cidadem até o Parque Amorim. Com faixas, cartazes e uma batucada, eles pediram mudanças no tratamento de pessoas com transtornos mentais e o fim dos leitos de internação em hospitais psiquiátricos de Pernambuco.

Ao longo do mês de maio, a Secretaria de Saúde do Recife vai promover uma série de atividades para conscientizar a população sobre a Desinstitucionalização dos Manicômios. A programação inclui mesa redonda, roda de debates sobre saúde mental, distribuição de panfletos, além de palestras sobre os Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Esta manhã, em Olinda, percussão, oficinas de pintura, expressão corporal e atividades recreativas marcaram a manhã desta quinta-feira dos cerca de 200 usuários dos Centros de Atenção Psicossocial da cidade. As atividades foram realizadas na Praça do Carmo.

Mais cedo, às 6h30, equipes da Secretaria Municipal de Saúde realizaran uma abordagem educativa, com a distribuição de panfletos no semáforo e nas paradas de ônibus do entorno da praça. O objetivo é sensibilizar a população para se engajar na campanha contra o isolamento de pessoas em manicômios.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL