Diario de Pernambuco
Busca
Quinta-feira Caminhada exige o fim da violência sexual contra crianças e adolescentes Em 2016, Pernambuco registrou 1.415 casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

Publicado em: 17/05/2017 14:22 Atualizado em: 17/05/2017 14:30

Criancas, adolescentes, representantes de movimentos sociais, dos governos e a sociedade civil participam nesta quinta-feira da Caminhada intitulada: “Crianças e Adolescentes Livres de Todo Tipo de Violência Sexual”. O objetivo é dizer não a este tipo de crime que, em 2016 fez 1.415 vítimas em Pernambuco, de acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS). Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima-se que 100 mil casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes ocorrem, todos os anos, no Brasil.

 

A concentração está marcada para às 14h, no Parque 13 de Maio. A caminhada traz como ênfase a autoproteção de crianças e adolescentes contra o abuso e a exploração sexual, ressaltando a importância da denúncia e notificação dos casos de suspeita ou confirmação da violência sexual. A passeata vai seguir pelas ruas Princesa Isabel, do Sol, Avenida Guararapes, finalizando no Pátio do Carmo. Com faixas e cartazes, a atividade marca o 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Para o coordenador da Rede de Enfrentamento à Violência Contra Criança e Adolescente de Pernambuco, Ricardo Oliveira, a caminhada é de extrema importância para que o poder público e a sociedade pautem a temática da violência e do abuso sexual contra as crianças e adolescentes. “Precisamos discutir essa temática todos os dias, pois a violência e o abuso sexual são violações dos direitos humanos que comprometem o desenvolvimento dessa parcela da população”, afirmou.

Data - Em 1973, Araceli Cabrera Crespo de oito anos foi raptada, drogada, estuprada e morta  por jovens da elite do Espírito Santo, que foram absolvidos por seu crime. O corpo dela só foi encontrado seis dias depois do desaparecimento e estava carbonizado. O crime gerou uma onda de denúncias e protestos e culminou com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, que instituiu o dia 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL