Diario de Pernambuco
Busca
Bombeiros e Cemit MPPE faz recomendações para evitar novos ataques de tubarão

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 26/04/2017 08:16 Atualizado em: 26/04/2017 09:58

MPPE faz recomendações para evitar novos ataques de tubarão. Foto: Ricardo Fernandes/DP
MPPE faz recomendações para evitar novos ataques de tubarão. Foto: Ricardo Fernandes/DP
A época das chuvas e a consequente turbidez da água do mar, que dificulta a identificação das presas dos animais marinhos, torna-se também o período de maior incidência de ataques de tubarão em Pernambuco. Para evitar novos casos, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) fez recomendações ao Corpo de Bombeiros e Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit). As providências deverão ser tomadas num prazo de 30 dias e o não cumprimento resultará no ingresso de ações civis administrativas e criminais. A recomendação foi publicada no Diário Oficial dessa terça-feira.

Os bombeiros deverão ampliar os postos fixos de guarda-vidas, diminuir a distância entre eles, delimitar uma área para pouso de helicópteros, utilizar boias de sinalização no mar e uma maior quantidade de bandeiras vermelhas ao longo da orla. Já ao Cemit foi recomendada a realização de estudos de viabilidade para a colocação de telas de proteção no mar, em trechos onde há correntes de retorno.

A recomendação, de autoria do promotor de Meio Ambiente da Capital, Ricardo Coelho, tem ainda como alvos a Compesa, a CPRH, a Secretaria de Defesa Social (SDS) e a Prefeitura do Recife. A primeira deverá concluir a implementação do sistema de tratamento de esgotos e de saneamento básico, sem despejar dejetos no rio Capibaribe e na orla. A segunda foi proibida de conceder e renovar licenças ambientais que autorizem o descarte de resíduos de dragagem de rios no mar. Já a Prefeitura do Recife deverá criar um grupo de atuação em salvamentos e o ordenamento no que se refere ao comércio de bebidas alcoólicas. A SDS foi orientada a realizar um novo concurso para os cargos de bombeiro militar e equipar a corporação com barcos, jet skis e repelentes eletrônicos de tubarões.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL