Educação Escola de Jaboatão é alvo de arrombamento no feriadão A Marechal Costa e Silva é uma das "campeãs" de investidas dos criminosos

Publicado em: 24/04/2017 19:19 Atualizado em: 24/04/2017 19:22

Criminosos aproveitaram o final de semana prolongado para invadir uma escola em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife: a Marechal Costa e Silva, em Prazeres, uma das campeões de arrombamentos no município. Desta vez, os suspeitos quebraram a parede no espaço destinado ao ar-condicionado e levaram impressora, cafeteira e microondas. No mês passado, a escola foi cenário de um ato público contra essas invasões. Do ano passado para cá, foram 15 ações do tipo somente nesta unidade, sendo duas delas somente no carnaval, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Jaboatão.
A Secretaria Municipal de Educação calcula 17 unidades escolares como os principais alvos dos crimes. Uma delas é a Escola Catherine Labouré, no bairro de Socorro. Em 2016, foi arrombada nove vezes e duas vezes este ano no período de três dias. As invasões, alerta o presidente do Sindicato dos Professores, Ronildo Menezes, também acontecem com a presença de professores e alunos e os ladrões aproveitam para levar os pertences das pessoas
A secretária de Educação, Ivanise Dantas, garantiu que as vinte escolas estão com aulas normalizadas e o estrago causado na Costa e Silva foi reparado ontem mesmo. Na semana passada, houve audiência pública na Câmara dos Vereadores para debater o tema.”Sugerimos concurso público para contratação de guardas municipais. Somente a segurança presencial pode reduzir esses crimes. Na gestão passada, colocaram segurança eletrônica. Mas quem vai lá combater assaltante? Além disso, eles cortam as cercas elétricas”, criticou Ronildo.
As rondas da Guarda Municipal foram reforçadas no período de 24 horas em torno das escolas, disse a secretária de Educação. “Na semana passada, também de feriadão, não tivemos nenhuma ocorrência. No último final de semana, tivemos uma. Antes eram até seis no mesmo período”, comparou. O município tem 139 escolas mais 24 anexos e 66 mil alunos.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL