Bicicletas Parte de Eixo cicloviário começa a funcionar oficialmente Trecho é de 5,1 km e parte do Marco Zero até a Fábrica Tacaruna

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 23/04/2017 13:47 Atualizado em: 23/04/2017 14:00

Ao todo, o projeto do eixo tem 30,7 quilômetros de extensão e é dividido em cinco trechos.
Foto: Roberto Ramos/DP. (Ao todo, o projeto do eixo tem 30,7 quilômetros de extensão e é dividido em cinco trechos.
Foto: Roberto Ramos/DP.)
Ao todo, o projeto do eixo tem 30,7 quilômetros de extensão e é dividido em cinco trechos. Foto: Roberto Ramos/DP.

Lançado em fevereiro de 2014, o Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife (RMR) previa 590 quilômetros de vias destinadas aos ciclistas até o ano de 2020. Muitas águas rolaram desde então e o resultado são apenas cerca de 10 quilômetros disponibilizados para a população até agora. Hoje, foram entregues 5,1 quilômetros desse total. Trata-se do primeiro trecho do chamado Eixo Cicloviário Estruturador - Camilo Simões, que liga o Marco Zero, no Bairro do Recife, à Fábrica Tacaruna, na Agamenon Magalhães.

Ao todo, o projeto do eixo tem 30,7 quilômetros de extensão e é dividido em cinco trechos. A previsão é de entregar tudo pronto até julho do ano que vem, avisou o secretário estadual de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras. A obra é do governo do estado e custou R$ 2.401.793,01, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O projeto entregue hoje é permanente e deverá atender 3,5 mil ciclistas que utilizam o eixo diariamente para trabalhar, principalmente nas grandes avenidas, como a Agamenon Magalhães. “É um importante corredor cicloviário entre áreas populosas da Zona Norte do Recife e o centro e vai garantir mais segurança para os ciclistas”, afirmou Carreras.

O governo também aposta no eixo como uma proposta de passeio turístico. Isso porque os 30 quilômetros passarão dentro ou muito próximos dos centros históricos do Recife, Olinda e Igarassu.
Foto: Roberto Ramos/DP. (O governo também aposta no eixo como uma proposta de passeio turístico. Isso porque os 30 quilômetros passarão dentro ou muito próximos dos centros históricos do Recife, Olinda e Igarassu.
Foto: Roberto Ramos/DP.)
O governo também aposta no eixo como uma proposta de passeio turístico. Isso porque os 30 quilômetros passarão dentro ou muito próximos dos centros históricos do Recife, Olinda e Igarassu. Foto: Roberto Ramos/DP.

O percurso compreende a Avenida Rio Branco, a Ponte Maurício de Nassau, a Avenida Martins de Barros, a Praça da República, a Ponte Princesa Isabel, a Rua da Aurora, a Avenida Prefeito Artur Lima Cavalcanti, a Avenida Doutor Jayme da Fonte e a Agamenon Magalhães.

O trecho dois liga a Fábrica Tacaruna ao Varadouro (2,9 km), em Olinda. O três vai do Varadouro até a ciclovia existente na PE-15 (5 km), o quatro vai da ciclovia da PE-15 até a BR-101, na divisa entre Paulista e Abreu e Lima (10,3 km) e o cinco será entre a BR-101 e Igarassu (10,5 km). O governo também aposta no eixo como uma proposta de passeio turístico. Isso porque os 30 quilômetros passarão dentro ou muito próximos dos centros históricos do Recife, Olinda e Igarassu.

Cézar Martins, da Ameciclo, destacou a necessidade da implantação de outras ciclovias importantes e lembrou da morte de Hélio Almeida, em março deste ano, na Avenida Mário Melo, no Recife. “Se fosse feita uma ciclovia na Mário Melo, moradores da Boa Vista e do Espinheiro teriam como se deslocar com mais segurança para o centro de bicicleta. Não adianta só colocar policiamento. Quanto mais ciclistas estiverem nas ruas, mais seguros estaremos”, destacou.



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