Educação Programação especial para comemorar os 100 anos do Colégio Nóbrega Atualmente, as edificações do Complexo Nóbrega também abrigam a sede do Iphan-PE e o Museu de Arqueologia da Universidade Católica de Pernambuco

Publicado em: 17/03/2017 19:38 Atualizado em: 17/03/2017 19:52

O Colégio Nóbrega funcionou durante 89 anos. Foto: Cecília Sá Pereira/Arquivo DP.
O Colégio Nóbrega funcionou durante 89 anos. Foto: Cecília Sá Pereira/Arquivo DP.
Uma programação especial neste sábado (18) vai marcar as comemorações pelo centenário do antigo Colégio Nóbrega. Os eventos foram planejados durante meses pela associação de ex-alunos com apoio da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pretende reunir representantes de várias gerações. A partir das 9h, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, haverá uma missa celebrada pelo reitor da Unicap, padre Pedro Rubens; e pelos ex-diretores do colégio, os padres Darli Almeida e Pedro Vicente. Outros jesuítas da comunidade também irão co-celebrar a cerimônia.

Durante a missa haverá homenagens a ex-diretores, ex-professores, ex-funcionários e ex-alunos, incluindo Antonio Câmara Lima e Diógenes Moraes (ex-professores); e Eduardo Nilton Agra Galvão; Antonio Queiroz Galvão; Cyro de Andrade Lima; Enio Laprovítera; Fernando Coelho; Germano Coelho; Marco Antonio de Oliveira Maciel; Mair Castro Cavalcanti; e Roque de Brito Alves (ex-alunos).

Em seguida, haverá uma sequência de apresentações culturais e esportivas. Atletas masters que defenderam durante anos as cores do Colégio irão organizar partidas de handebol e futsal no pátio onde hoje funciona o Liceu
Nóbrega. Já a parte musical ficará a cargo do DJ Piruboy e das bandas Radiola 80 e Reconquista (pagode), além da voz e violão de Bruno Meireles que tem no seu repertório canções dos Beatles. Bruno é filho do
ex-professor Ausgutinho Meireles.

A celebração dos 100 anos do Nóbrega terá também um de olhar o futuro, com a apresentação de projetos que  estão fazendo a diferença para estudantes no atual Complexo Nóbrega. Um deles é o Liceu, que foi transferido da Praça da República e passou a ocupar parte das dependências do antigo colégio jesuíta.

Atualmente, as edificações do Complexo Nóbrega também abrigam a sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Pernambuco (Iphan - PE) e o Museu de Arqueologia da Universidade Católica de Pernambuco, considerados um dos mais modernos do
Norte e Nordeste.

História
Fundado em 19 de março de 1917, o Colégio Nóbrega fazia parte da missão da Companhia de Jesus. Seu nome foi em homenagem a Manuel da Nóbrega, jesuíta português com relevantes ações evangelizadoras na América. O nome dele também batizou a faculdade que deu origem à Unicap.

Pioneiros
A primeira equipe do colégio contava com seis padres, seis irmãos leigos e um estudante jesuíta. Inicialmente foram matriculados 93 alunos.

Curiosidades

As primeiras aulas do Colégio Nóbrega aconteceram no Palácio da Soledade. Apenas em 1924 é que foi iniciada a construção do prédio da Avenida Oliveira Lima. Somente em 1993, foi erguido novo prédio exclusivamente para aulas das turmas do ensino médio. O colégio tinha capacidade para três mil alunos, mas encerrou suas atividades com 644 estudantes.

Mudanças

O Nóbrega iniciou as atividades de ensino voltado exclusivamente para homens. Somente nos anos 1970, tornou-se uma instituição mista.

Santuário
No interior do Colégio Nóbrega, foi erguida a Capela de Nossa Senhora de Fátima, a primeira igreja na América Latina construída em homenagem à Virgem. Projetada pelo arquiteto francês Georges Mounier, tem forma de cruz latina, em estilo semigótico adaptado à arquitetura
moderna. Sua pedra fundamental foi lançada no dia 13 de outubro de 1933 e o templo concluído dois anos depois. Permanece recebendo devotos de toda parte para missas e celebrações. Em 2010, a Capela foi tombada pelo governo de Pernambuco. Recebeu, posteriormente, o título de Santuário Arquidiocesano.

Lema
A educação moral e religiosa sempre norteou o projeto pedagógico da instituição jesuíta e tinha como lema a frase: "Em tudo amar e servir".

Personalidades
Entre os estudantes que passaram pelo Nóbrega, alguns se tornaram personalidades de destaque para Pernambuco e para o Brasil. Entre eles estão: o governador de Pernambuco, Paulo Câmara; o ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco
Vinícios Vilaça; o ex-senador Marco Maciel; o senador Humberto Costa; o ex-governador de Pernambuco, Roberto Magalhães; o cantor Alceu Valença; o senador Armando Monteiro Neto; o ator Aramis Trindade Sobrinho; o advogado José Paulo Cavalcanti Filho; o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Leopoldo Raposo; o advogado Roque de Brito Alves e o empresário Eduardo Queiroz Monteiro. 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL