Atendimento Prefeitura inaugura unidade de saúde requalificada na Campina do Barreto

Publicado em: 30/03/2017 17:24 Atualizado em:

Prefeito foi vacinado contra a hepatite B. Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
Prefeito foi vacinado contra a hepatite B. Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

A Prefeitura do Recife entregou, nesta quinta-feira, a Unidade de Saúde da Família - USF Irmã Terezinha, na Campina do Barreto, que foi requalificada. Com a reforma, os seis mil usuários atendidos agora passam a contar com mais uma equipe de saúde bucal, sendo duas no total. O investimento foi de R$ 346.178,59. Com a entrega da unidade, a prefeitura chega à marca de 166 equipamentos de saúde requalificados em quatro anos.

“Quando a gente entrega uma nova unidade, é um serviço novo que chega para a população. Mas aquilo que já existia tem que ter qualidade também para quem trabalha e quem é atendido. Esta unidade recebeu um investimento de mais de R$ 340 mil, o que significa uma reforma completa, com novo mobiliário, equipamentos e implantação de uma equipe de saúde bucal”, destacou Geraldo. O prefeito aproveitou para tomar vacina contra a Hepatite B.

A reforma, iniciada em junho de 2016, foi feita, segundo a prefeitura, de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Foram requalificados 20 ambientes, entre eles a recepção, a farmácia, a sala de imunização, os consultórios, a sala de esterilização, os consultórios de odontologia e de ginecologia. Na área externa, foram construídos rampa de acessibilidade e estacionamento impermeabilizado, e implantadas lixeiras para lixo comum e contaminado. A área total da unidade é de 522,9 metros quadrados, sendo 193,7 de área construída.

Na unidade trabalham duas equipes de Saúde da Família e duas equipes de saúde bucal, realizando cerca de 720 atendimentos médicos por mês e outros mil em saúde bucal mensais.

A Irmã Terezinha Maristella Batista, que dá o nome à unidade, recebeu uma homenagem com a aposição de uma foto sua na parede da recepção. Ela pertencia à Congregação das Irmãs Franciscanas de Maristela desde 1961. Passou grande parte da sua trajetória dedicada à população menos favorecida. Fez a sua primeira experiência de inserção à comunidade no ano de 1973, na Companhia de Habitação Popular de Pernambuco (Cohab), no bairro de Rio Doce, Olinda.


Foi a primeira irmã da congregação que, após a abertura do Concílio Vaticano II, pediu para morar numa comunidade para ser inserida no meio da população. Dedicou-se até o ano de seu falecimento ao ensino nas escolas da congregação. De 1991 a 1997 lecionou em uma escola municipal da Fundação Guararapes, no Recife, onde grande parte dos alunos pertenciam à comunidade Chão de Estrelas. Tornou-se uma das primeiras fundadoras do Movimento de Adolescentes e Crianças na comunidade, juntamente com o Padre Reginaldo Veloso e outros, engajada para trazer melhoria para a população.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL