Religioso Corpo de Dom Marcelo Carvalheira é velado na Catedral da Sé, em Olinda Religioso foi um dos grandes colaboradores de dom Helder Camara durante a ditadura militar, tendo sido preso e torturado

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 26/03/2017 10:11 Atualizado em: 26/03/2017 10:40

Está sendo velado neste domingo, na Catedral da Sé, em Olinda, o corpo de Dom Marcelo Carvalheira, arcebispo emérito da Paraíba. O velório começa às 10h e às 16h será celebrada a missa de corpo presente. Em seguida, o corpo seguirá para João Pessoa, na Paraíba, onde será sepultado às 16h da segunda-feira.

Dom Marcelo Pinto Carvalheira, morreu neste sábado, aos 88 anos. Oblata beneditino, o religioso tinha especialização em Teologia Dogmática. Foi um dos grandes colaboradores de dom Helder Camara durante a ditadura militar no Brasil, tendo sido, inclusive, preso e torturado, na defesa dos líderes católicos da época.

Dom Carvalheira ocupou a vice-presidência da CNBB de 1998 a 2004, teve livros publicados e morava em Olinda. “Sempre nutri grande respeito por dom Marcelo, nome que fez história em nossa região, e rogo ao Pai que lhe dê descanso em sua glória”, comentou o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

O governador Paulo Câmara também se pronunciou sobre a perda: "Com o desaparecimento de Dom Marcelo Carvalheira, o Brasil perde uma grande referência religiosa e humanitária. Dom Marcelo foi um pastor que sempre esteve ao lado dos mais pobres, dos injustiçados, principalmente os do Nordeste brasileiro. Com Dom Hélder Câmara, Dom Marcelo lutou contra a ditadura militar e em defesa dos direitos humanos, denunciando prisões ilegais e a tortura. Por sua atuação firme e corajosa, ele mesmo foi preso e torturado. Para todos nós, fica o exemplo de fé, perseverança e humildade de Dom Marcelo".



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL