Compesa Às vésperas da Semana Santa, chuvas tiram Brejo da Madre de Deus da seca Nesta sexta, Compesa retomou o abastecimento da cidade pela rede de distribuição

Publicado em: 17/03/2017 20:25 Atualizado em: 17/03/2017 20:31

Barragem Santana II. Foto: Compesa/Divulgação (Barragem Santana II. Foto: Compesa/Divulgação)
Barragem Santana II. Foto: Compesa/Divulgação
Os moradores do município do Brejo da Madre de Deus, no Agreste, estão em festa. Devido às chuvas dos últimos dias, nesta sexta-feira, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) conseguiu retomar o abastecimento de água da cidade pela rede de distribuição. O município estava em colapso desde novembro do ano passado por conta da seca.

Segundo o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Bruno Adelino, as chuvas foram suficientes para regularizar a Barragem de Santana 1, que está cheia, e  permitiram o armazenamento de 23% da Barragem de Santana II, outra fonte hídrica do município.

Diante desse quadro, a Compesa já retomou a distribuição de água para os moradores e está avaliando a implantação do novo calendário de abastecimento, que na fase mais crítica, anterior ao colapso dos mananciais, chegou a ser  atendida pelo regime de dois dias com água e 20 dias sem.

A Barragem de Santana II tem a capacidade de acumular 568 mil metros cúbicos de água e hoje está com 23% do volume máximo de reservação, ou seja,  125 mil metros cúbicos de água. Já o manancial Santana I  é um reservatório de nível, ou seja, ele não acumula água e  depende  diretamente do regime de chuvas. Durante o período de colapso, a Compesa atendeu a população com dez carros-pipa  por meio de cisternas comunitárias espalhadas pela cidade.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL