Diario de Pernambuco
Busca
Festa Carnaval do Recife será aberto hoje, com homenagem a Naná Vasconcelos Foliões precisam ficar atentos às opções de mobilidade

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 24/02/2017 07:12 Atualizado em: 24/02/2017 08:30

A abertura oficial, marcada para começar às 19h, será divida em três atos. Foto: Teresa Maia/DP
A abertura oficial, marcada para começar às 19h, será divida em três atos. Foto: Teresa Maia/DP

O carnaval 2017 será aberto oficialmente hoje, às 19h, no Marco Zero, com homenagem ao percussionista Naná Vasconcelos. O músico, que comandou a abertura dos festejos de momo por 15 anos e morreu em 2016, permanece eternizado na história do carnaval pernambucano. Perto do palco, uma estátua do artista irá testemunhar o batuque dos tambores de 13 grupos culturais. Também haverá apresentação da Tribo Indígena Carijós do Recife, do cantor Almir Rouche, além da orquestra de Spok, Ed Carlos e fechando a noite no palco principal os cantores Marrom Brasileiro e Nonô Germano.

A abertura oficial será divida em três atos. Na primeira parte, 13 Nações de Maracatus, o grupo Voz Nagô, a Orquestra do Maestro Edson Rodrigues e os artistas convidados - Virgínia Rodrigues, Lenine e Nilsinho Amarantos, o maestro que acompanhava Naná Vasconcelos -  fazem uma homenagem ao mestre percussionista, que morreu ano passado e era o grande maestro dos carnavais do Recife.

O segundo ato contará com a apresentação do Caboclinho Tribo Indígena Carijós do Recife, que está comemorando 120 anos e é um dos homenageados da festa da capital. Eles preparam o palco para o outro homenageado da festa, Almir Rouche, que recebe diversos convidados, entre eles Vanessa da Mata, e rege o encontro do Galo da Madrugada com o Homem da Meia Noite. Encerrando a noite de abertura, Maestro Spok, Nonô Germano, Marron Brasileiro e Edcarlos.

Mobilidade
Quem for assistir à abertura do carnaval no Marco Zero deve escolher bem as formas de deslocamento. As quatro pontes que dão acesso ao Bairro do Recife serão interditadas a partir das 14h de hoje, assim como todas as ruas do bairro. Na quarta-feira foi fechada a Ponte Duarte Coelho para a montagem do Galo, que terá a estrutura pronta até o início da tarde. Das pontes que dão acesso ao Bairro do Recife, haverá um corredor exclusivo para ônibus e táxis. Veículos particulares só poderão entrar pela Ponte 12 de Setembro (Ponte Giratória) se forem estacionar no Paço Alfândega.

Galo
Para o desfile do Galo, o Expresso Folia no Galo vai contar com 25 ônibus. Os coletivos sairão dos shoppings RioMar, Recife, Plaza e Tacaruna. Quem embarcar no coletivo nos shoppings Plaza e Tacaruna desce na Avenida Martins de Barros, próximo ao Cais de Santa Rita. Já quem embarcar nos shoppings RioMar e Recife irá até o Cais de Santa Rita. O serviço estará disponível das 7h às 17h40. O ponto de retorno é o mesmo do desembarque.  Já o Expresso Folia Tradicional funcionará entre 15h e 5h. E no sábado das 18h às 5h.  A média de intervalo entre as viagens é de dez minutos. A passagem é R$ 8 com direito a ida e volta. 

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL