Diario de Pernambuco
Busca
Local Diario urbano: em Olinda, timbus podem morrer caso nenhuma ação seja realizada

Publicado em: 02/12/2016 07:26 Atualizado em:

A invasão dos timbus a casas em Olinda é daqueles sinais da natureza, senão ignorados, suavizados na Região Metropolitana. Destroi-se o habitat animal sob o argumento do bem-estar da população e da compensação ambiental. De fato, as águas do Canal do Fragoso devem escoar melhor ao término das obras, impedindo enchentes como as deste ano. Já a compensação ambiental… Creio que virá, mas a velocidade de reposição do verde será obstáculo à sobrevivência dos timbus. Esses invadem as casas em busca de alimentos, cujas fontes escassearam com a derrubada de árvores de dezenas de anos. Algo semelhante ocorreu na década passada, em Ipojuca, com a expansão do Complexo de Suape. Para se construir escolas e moradias levaram ao chão áreas verdes onde viviam grupos de saguis. Sem habitat, os pequenos primatas passaram a invadir casas e a cruzar a PE-60. Alguns morreram atropelados. Em Olinda, a morte pode também ser o destino de parte dos timbus caso nenhuma operação de salvamento seja executada.

 

Chegando devagar
Os timbus começaram a aparecer nos muros e árvores de Jardim Fragoso, em Olinda. Depois, nos pontos de lixo. O passo seguinte, segundo relato de Misia Coutinho, que mora perto do canal, foi entrarem nas residências. Assustados e sem orientação para lidar com os bichos, os moradores matam os gambás.

Retalhe ao ar livre
Em poucos minutos, moradores da Vila da Sotave, em Jaboatão, retalharam um cavalo atropelado ontem pelo trem. O corte do animal ocorreu a céu aberto e sobre os trilhos. Com facas e facões, arrancaram as partes do bicho ao alcance de cada um. E deixavam o lugar de mãos cheias e ensanguentadas.

Virá recomendação
Se depender do Ministério Público, comerciantes e prefeitura terão que melhorar a limpeza do Mercado de Afogados, no Recife. Para o promotor de Defesa do Consumidor Maviel de Souza Silva, o mercado, com bastante poeira nas estruturas e puxadinhos, contribui para a contaminação dos alimentos.

Água contaminada
Não bastasse a seca, Carnaubeira da Penha, a 497 quilômetros do Recife, terá um dos poços tubulares interditado e o reservatório de distribuição de água desinfectado. De janeiro a setembro, autoridades da saúde contabilizaram 10 casos de infecção intestinal e urinária, relacionados à bactéria Escherichia coli.

Combate ao agrotóxico
Sem apelo midiático, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) mostra hoje a sua preocupação com o emprego de agrotóxicos no estado. Duas palestras, sobre o monitoramento de resíduos em alimentos e o perfil das intoxicações, estão programadas para esta manhã na sede da Funasa, nos Aflitos.

Doações agendadas
Livros, brinquedos e roupas podem ser doados no Centro de Ciências Sociais (CCSA) da UFPE para a Casa da Madalena. A campanha segue até 16 de dezembro. Caso não possa se deslocar até a universidade, os doadores podem agendar o recolhimendo dos materiais pelo e-mail projetorodagigante@outlook.com.

 

Fogueira de letras
A queima de livros embaixo da Ponte Gregório Bezerra, na Ilha Joana Bezerra, era incompreensível para um grupo de estudante que circulava no lugar. Mesmo sendo obras jurídicas desatualizados, como alguns imaginaram, a melhor saída teria sido doá-las para a reciclagem ao invés de alimentar o fogo.



TAGS: timbus olinda
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL